Qual é o segredo de Sucesso para uma Educação Pós-Pandemia
Nenhuma escola imaginou que em 2019/2020 passaria por uma pandemia como a que estamos vivendo hoje com a Covid-19 e nem que os problemas advindos dessa pandemia seriam tão graves e profundos para a educação no mundo todo. Para muitos especialistas esse fato trouxe problemas a curto, médio e longo prazo.
A crise provocada pela pandemia nos obriga a pensar constantemente em adequação e inovação a uma nova realidade, assim usamos o conhecimento de inovação; ou seja, de criar novas possibilidades, utilizando combinações de ferramentas, conhecimentos e instrumentos que conhecemos para gerar o novo. A gestão da inovação consiste então em aprender a encontrar a solução mais apropriada para o problema em determinado momento e circunstâncias. Assim, para maioria dos especialistas – inovação é um processo de fazer de uma oportunidade uma nova ideia e de colocá-la em uso de maneira mais ampla possível.
A curto prazo, o aspecto mais discutido foi o uso da educação remoto, uma mudança da sala de aula e do ensino. É essencial destacar que uma porcentagem importante de crianças não tem acesso à Internet, nem o equipamento mínimo necessário para executar atividades de educação remota. Portanto, foi necessário inovar. O ensino híbrido foi a alternativa imediata: atividades dentro da própria escola com uso de tecnologias /ou não para complementar as atividades curriculares.
Em um jardim, há uma grande variedade de plantas; algumas estão florescendo, mas outras não estão tão bem, mesmo que recebam a mesma quantidade de sol e água. Todas as plantas respondem de forma diferente dependendo de seu tipo e onde foram plantadas. Assim como as plantas em um jardim, alunos em uma sala de aula são diferentes e únicos. E assim como os jardineiros cultivam plantas que têm requisitos diferentes, professores ao redor do mundo tem de dar aulas com alunos que variam muito em interesse, níveis de habilidade e conhecimento prévio. Personalizar o ensino é uma forma de garantir que todas as crianças sejam capazes de adquirir competências e conhecimentos básicos – que eles precisarão para ter sucesso mais tarde na vida. A personalização da aprendizagem se refere à instrução que é adequada às necessidades de aprendizagem e preferências de cada aluno.
Ensinar levando em conta essas demandas dos alunos passou a ser chamado de Ensino Adaptativo, nessa abordagem o papel do professor é monitorar o aprendizado de cada criança e ajustar a instrução conforme necessário, quanto mais competente um aluno se torna, menos orientação o professor precisa para seu próprio processo de aprendizagem. Eles podem ajudar uns aos outros a desenvolver-se em uma sala de aula heterogênea. Podem colaborar e aprender uns com os outros de forma adaptativa e avaliar suas necessidades e real habilidade.
Aprendizagem baseada em projetos, discussão em sala de aula, aprendizagem cooperativa e demonstrações, bem como o uso de diversos materiais de aprendizagem são todos exemplos de métodos usados no ensino adaptativo. Investir no ensino adaptativo agora é um investimento no futuro. Com este tipo de ensino os alunos estão mais motivados para aprender, o ensino se torna mais recompensador para os professores e escola, torna-se mais divertido eficaz para todos.
As ferramentas digitais são um recurso útil para melhor administrar o tempo para atenção individual. Um ambiente de aprendizagem digital pode ajudar aqueles que precisam de suporte adicional. As animações podem ajudá-los a conectar o que eles aprenderam através de atividades de criação. Uma animação pode ajudar os alunos a visualizar esse processo.
Com a ajuda de ferramentas digitais, as crianças e seus professores podem ajustar a complexidade de uma tarefa ou se beneficiar de feedback instantâneo, ambos comprovadamente aumentam engajamento e motivação dos alunos. Os professores também podem usar dados sobre o progresso de seus alunos para monitorar o ensino e a aprendizagem, e então ajustar o nível de dificuldade de acordo com as necessidades dos alunos. Embora os alunos mais avançados possam não precisar de ajuda especial para adquirir competências básicas, ferramentas digitais podem ser usadas para capacitá-los a desenvolver habilidades mais sofisticadas, como projetar experimentos e apresentá-los a conceito mais complexos como o efeito estuda.
As tecnologias digitais têm potencial para transformar a sala de aula. O acesso desigual pode realmente aumentar, em vez de reduzir, a desigualdade na sala de aula. Assim como as escolas fornecem livros didáticos para seus alunos, fornecendo um conhecimento básico a todos, tablet e acesso à internet podem fazem parte da solução. As ferramentas digitais podem ajudar os professores a adaptar a experiência de aprendizagem às necessidades individuais dos alunos. O uso responsável das ferramentas digitais vai contribuir para uma maior integração social e melhorar os resultados de aprendizagem, resultando em um melhor ambiente educacional mais justo para todos – um florescente jardim de educação.
A médio prazo, temos que dar conta da continuidade do ensino, o ‘’currículo”. O único modo dos alunos darem conta de todos os objetivos de aprendizagem vai ser por meio de uma mistura, um contínuo curricular 2020/2021 para que as escolas possam ampliar o turno escolar, contemplando os alunos com atividades presenciais e não presenciais, sempre com mediação pedagógica, para que até o final de 2021 consigam concluir.
E a longo prazo, precisamos reunir esforços de vários setores para que possamos recuperar as perdas na qualidade da educação e nas diferenças entres os níveis de educação, as diferentes escolas e os resultados das avaliações. Para tanto, podemos contar com o terceiro setor que está muito ativo, prestando grande apoio às escolas públicas no Brasil inteiro. A formação do professor é essencial, formação continuada, porque por trás de cada boa tecnologia nós temos um professor incrível que faz com que essa tecnologia realmente seja boa para o aprendizado dos alunos.
A partir da situação exposta e das demandas de soluções que as escolas demandam para superar a atual crise, a World Bilingual Solutions – empresa do terceiro setor que tem como objetivo oferecer produtos, materiais e consultorias na área de Ensino de Inglês, educação bilíngue há mais de 10 anos no mercado, gostaria de apresentar suas soluções para essa escola.
Nossas soluções para área de inglês:
Plataforma World Book on line – para o Ensino e aprendizagem de inglês e de projetos bilíngues.
Projeto de Proficiência em Língua Inglesa
Programa de Educação Bilíngue
Projeto de Leitura em Língua Inglesa para Fundamental 1,2, e Ensino Médio
Projeto de Leitura para Adultos – pais, professores e empresários
Projeto Biblioteca Virtual em inglês
Quantum English Schools
Formação Continuada de Professores
Neuroeducação para Gestores e Professores
Venha conversar sobre nossas soluções e conversar sobre suas demandas para o ensino de Inglês.
World Bilingual Solutions