Qual é o seu estilo de liderança?
Já pararam pra pensar no papel e no valor que um Líder tem em uma empresa? Não só pelo status deles ali ou pela posição no organograma, mas pelas lições, orientações e legado que ele consegue passar para os outros. Não é preciso a empresa ser de grande porte para que o Líder tenha ótimos resultados ou que possa trabalhar adequadamente, porém dificilmente veremos um grande negócio sem um líder comandando pessoas e/ou setores.
Pensando assim, decidi aprender mais com os grandes líderes. Passei a pesquisar histórias, assistir palestras, cursos e vídeos em várias plataformas. Dentre vários, um cara me chamou a atenção, Daniel Goleman. Psicólogo renomado internacionalmente, por 12 anos colunista do The New York Times, nunca teve uma empresa ou exerceu cargo de Diretor para saber nos inspirar com os seus conhecimentos. Entre os diversos estudos e práticas, ele publicou os cinco principais tipos de líderes existentes no mercado.
1º – “Vem comigo”. Esse tipo de líder funciona melhor quando a equipe precisa de uma nova visão e que precisa colocar em prática rapidamente. Quando esteve por muito tempo sendo liderada por alguém estagnado, que exercia suas atividades sem sucesso e com ideias ultrapassadas. Há também a situação de fusão de empresas, onde tenha um choque de culturas, várias informações e que as ações devem ser feitas de uma maneira diferente do habitual. Esse estilo mostra o que deve ser feito para obterem bons resultados naquele momento. Contudo, o tempo é o pior adversário. Se o líder não conseguir lidar com isso, pode ser prejudicado com a proposta que lhe foi dada e estendendo esse período ele pode ser rotulado como inflexível, por determinar medidas autoritárias e urgentes.
2º - “Experimente isso”. Funciona melhor quando o líder quer desenvolver as forças individuais de um funcionário específico ou da equipe para uma provável sucessão ou um melhor desenvolvimento em novas etapas. É essencial ter controle naquele tempo gasto para o treinamento, reuniões e conversas para criar esse novo líder ou a equipe transformada, pois esse período pode comprometer outras etapas e prioridades.
3º - “Fazer o que eu faço agora”. Tipo de líder em uma equipe já motivada e que seja necessário resultados rápidos consequentemente. Esse líder certamente recebe muita cobrança de seus superiores e precisa repassar isso aos seus colaboradores. O ponto que deve ser bem observado é para não estender muito essa pressão e o tempo de cobrança por resultados. Mesmo a equipe motivada, pode ocasionar em estresses, cansaços e possíveis pedidos de demissões, gerando uma grande rotatividade.
4º - “O que você acha?” – Quando o líder precisa que a equipe tome decisões junto com ele. Isso pode acontecer quando não foi dada a possibilidade de participação da equipe na tomada de decisões ou em planejamentos em um período anterior. Como também, quando o líder encontra na equipe alguém com conhecimentos técnicos e pontuais que pode ajudá-lo em uma determinada situação. É preciso controlar essa participação para não repassar a autoridade que o líder tem que exercer.
5º - “Pessoas vêm primeiro” – Quando a equipe sofre um trauma recente e precisa reconstruir a confiança. É a situação de um técnico de futebol que é contratado para substituir o que sofreu vários revezes e que foi goleado pelo seu principal adversário. É necessário o estilo psicólogo, de acompanhar as pessoas, conversar, apoiar e mostrar o caminho a ser seguido. No entanto, não deve-se usar esse estilo exclusivamente para a equipe não necessitar de acompanhamentos, suportes e elogios sempre.
Revendo esses tipos de líderes que Daniel Goleman apresentou, ficam as dúvidas: Qual o melhor? Qual o mais correto? Não existe apenas um. Todos são corretos e tem seus pontos positivos. Entretanto, é preciso ser aplicado no tempo certo, da maneira certa. Inclusive podendo adaptar mais de um estilo em uma mesma situação.
As empresas do futuro são inclusivas I Acessibilidade Digital I Diversidade e Inclusão
6 aÓtimo artigo! Mostro a clara diferença entre líder e chefe.