Qual é o seu mindset?

Qual é o seu mindset?

Frequentemente me perguntam por que algumas pessoas obtêm sucesso e outras fracassam em suas aspirações, iniciativas e ações, sejam elas pessoais ou profissionais? Basicamente a diferença é atitudinal qual, reside na qualidade das suas ações, que geram resultados equivalentes de acordo com a mentalidade utilizada, com base em suas crenças.

 

Você sabe o que e, qual é o seu mindset? 

Existem muitas traduções para mindset: atitude, mentalidade, processo mental, maneira de pensar e crenças. Segundo a psicologia cognitiva, compreendemos crenças como sendo um conjunto de pensamentos que orientam demais pensamentos ou a interpretação de estímulos e situações externas do cotidiano.


Considere que você é aquilo que acredita que é, e se transforma naquilo em que acredita que é possível ser em sua vida. Desta forma, conhecer, avaliar ou mudar seu mindset pode ser fundamental para viver de modo mais útil, funcional e feliz.

 

Você pode melhorar sua qualidade de vida e os resultados obtidos com suas ações, ressignificando suas crenças e mudando seu modo de pensar, visando agir de forma mais congruente com seus propósitos e realizações.

 

Tipos de mindset: Define o tipo de mentalidade através da qual a pessoa opera (pensa e age). Explica sua reação frente ao fracasso ou ao enfrentar situações desafiadoras e afeta seu desenvolvimento pessoal, sua personalidade e os resultados obtidos com suas ações.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

São dois os tipos: 

Mindset Fixo - Tem como características: pessoa com mentalidade estática e que mantém uma crença básica: nasci, serei e morrerei assim como sou. Crê que sua inteligência, qualidades e habilidades são imutáveis. Frustra-se facilmente com o fracasso, evita situações difíceis ou desafiadoras, pois acredita que não é capaz e nem inteligente para enfrentá-las. Se sente ameaçada quando alguém próximo, persiste e consegue resolver um problema que ela acredita não ser capaz de resolver. Obtém êxito quando se sente segura em situação que lhe é familiar e onde as coisas estão sob seu controle. Representa 98% da população mundial.

 

Correlação - visão e ação na mentalidade Fixa: Pessoa com perfil atitudinal passivo/ reativo e visão mais emocional e subjetiva das situações e interações pessoais, mantém seus pensamentos, opiniões e ações voltados para suas emoções, estados de humor e busca por prazer. Suas ações são direcionadas para aquilo que gosta e sente prazer em fazer e não no que precisa ser feito para conquistar sua meta. Em função disso, invariavelmente desiste e se frustra. Expressa maior resistência do que aceitação da realidade que se apresenta, procrastina o que não quer fazer ou não sente prazer, reage apenas em última instância e é menos resiliente frente aos desafios, derrotas temporárias ou mesmo fracasso. Pessoa com essa mentalidade tende a construir, habitar e manter sua zona de conforto. Acomoda-se em sua vida e realiza menos do que seu potencial permite.

 

Mindset Crescente - Tem como características: pessoa com mentalidade adaptativa, confiante, que acredita em seu potencial de crescimento, que pode conquistar mais e aprender o que quiser e que não desiste frente a situações difíceis ou de fracasso. Representa 2% da população mundial.

 

Gosta, busca e aceita desafios, pois acredita que suas qualidades e habilidades intelectuais podem ser desenvolvidas e superadas através de seu esforço contínuo em busca de novas soluções e aprendizados. Inspira-se e modela pessoas de sucesso e prospera ao ir além de seus limites.

 

Correlação - visão e ação na mentalidade Crescente: Pessoa com perfil atitudinal ativo/ iniciador e visão mais racional e objetiva das situações e interações pessoais, mantém seus pensamentos, opiniões e ações focados exclusivamente no que precisa ser feito para conquistar sua meta. Expressa maior aceitação do que resistência à realidade, age sob demanda, sendo mais resiliente frente aos desafios, derrotas temporárias ou mesmo o fracasso. Pessoa com essa mentalidade prima pelo senso de liberdade, determinação e tende a conquistar cada vez mais sucesso.

 

Como mudar seu mindset:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É possível mudar seu mindset através da reconfiguração de suas crenças quais afetam sua visão, ações e atitudes.

 

Reavalie seu conjunto de crenças atual, identifique as disfuncionais que sabotam suas ações e, comprometem seus resultados e as substitua por novas crenças motivadoras e positivas. Observe os seguintes fatores:

 

Obtenha Clareza: Reconheça sua mentalidade, a forma como opera e onde está nesse momento: Fixo ou de Crescimento?

 

Crie Certeza: Sobre qual será sua direção e o caminho que seguirá.

 

Concentre-se: Mantenha o pensamento positivo e aja com determinação.

 

Pró-atividade ao invés de reatividade: Faça as coisas acontecerem tenha atitude assertiva e determinada. Não fique parado esperando que um milagre aconteça.

 

Mudança: Esteja disposto a mudar sua atitude, assuma o compromisso e persista até estabelecer novas atitudes e hábitos.

 

Trabalhe Duro: Quem disse que você veio a este mundo a passeio e que será fácil obter o que deseja? O sabor da vitória advém de muito trabalho.

 

Alimente sua mente: Estude e busque novos conhecimentos e informações com outras pessoas, isso lhe ajudará a ampliar seus horizontes, adquirir novas experiências e a obter sucesso mais rápido.

 

Reprograme suas atitudes: Suas ações espelham os seus pensamentos e vice-versa. Caso contrário, esta incoerência deve-se ao fato de não acreditar no que pensa, por existir dúvida e assim, tende a pensar uma coisa e a fazer outra.

 

Combata os padrões disfuncionais de pensamento: Elimine as crenças limitantes e pensamentos que interferem diretamente em seus resultados.


Após essa leitura, você percebe que mudando sua forma de pensar, pode mudar sua vida para melhor? 

 

Dica #1: Mudar dá medo, mas a gente devia sentir medo mesmo de ficar no mesmo lugar.

 

Dica #2: novo mindset = novas ações e resultados = realização, vida plena e feliz.

 

Gostou e quer saber mais, agende sessão informativa gratuita:

marcio.caldellas@mcdesenvolvehumano.com.br

 

Marcio Caldellas – Psicólogo clínico (Comportamental & Psicodramatista), Career & Executive Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Analista de Perfil Comportamental com sólida carreira desenvolvida em Executive Search como Headhunter, atuando com posições executivas. www.mcdesenvolvehumano.com.br

 

Fontes: Carol S.Dweck; Nigel Holmes.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcio Caldellas

  • Feedback de entrevista, como obtê-lo?

    Feedback de entrevista, como obtê-lo?

    Dedico este artigo aos candidatos e profissionais de RH, visando sensibilizar a todos, para que possamos juntos…

  • Ferramentas úteis para montar seu plano de carreira.

    Ferramentas úteis para montar seu plano de carreira.

    Dando continuidade ao artigo anterior: Questionamentos essenciais quando se planeja a carreira. Considerando o fato que…

  • Descontrole Emocional

    Descontrole Emocional

    Esse é um tema já em evidência devido ao aumento dos casos de Burnout nas empresas e que, foi potencializado pela…

  • O que faz de você uma pessoa ocupada?

    O que faz de você uma pessoa ocupada?

    Escreverei um breve artigo, porque você é ocupado, eu também sou e estou me ocupando com isso agora. Para alguns…

  • Questionamentos essenciais quando se planeja a carreira.

    Questionamentos essenciais quando se planeja a carreira.

    Venho identificando inúmeros profissionais que não sabem o que querem e muito menos, por onde começam, quando se trata…

  • Conhecendo o comportamento passivo agressivo.

    Conhecendo o comportamento passivo agressivo.

    Existem quatro tipos de comportamentos expressos na interação humana, principalmente, através da comunicação verbal e…

  • Home office e seus aspectos emocionais

    Home office e seus aspectos emocionais

    Trabalhar em home office, não é exatamente uma novidade para muitos. No entanto, em face da pandemia do corona vírus em…

  • A diferença entre Feedback & Feedforward

    A diferença entre Feedback & Feedforward

    O feedback e feedforward, são conhecidas ferramentas de comunicação, frequentemente usadas na boa gestão para o…

  • Experimente calçar os meus sapatos!

    Experimente calçar os meus sapatos!

    Há ainda aqueles que acreditam que temos o “direito” de julgar os outros em função de diferenças como: cor, raça…

  • O seu passado ainda te define?

    O seu passado ainda te define?

    Nós somos constituídos de referências, escolhas, decisões e ações, certo? Logo, se apagasse seu passado e seus “erros”,…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos