Qual é a sua meta hoje?
QUAL É A SUA META HOJE?
Uma pergunta simples, mas cerca de 60% não saberia responder, 38% diria qualquer coisa que vem a mente, mas dificilmente colocaria em prática, ou seja, entraria para o primeiro grupo e, apenas 2% (isso mesmo, 2%) tem isso claro em suas vidas. As pessoas tendem a confundir objetivos e metas. As metas foram criadas para atingir os objetivos.
Querer falar inglês é um objetivo ou uma meta?
É um objetivo! Meta é a imposição que nos colocamos para atingir os objetivos, ou seja, em 3 meses vou passar para o 2º estagio e em 6 meses estarei no 3º estagio, até chegar no 8º estagio que é o inglês avançado.
Bem, acredito que com esse exemplo, ficou claro a distinção do objetivo e meta. A grande questão é que a maioria das pessoas apenas sonham com os objetivos e não se colocam metas! Isso não passa de sonhos...
Voltando aos percentuais que falamos no início deste artigo. A maioria das pessoas querem mais, mas não se esforçam. Quando começa a ficar difícil, nosso cérebro preguiçoso inventa uma desculpa pra nos tirar do foco e tirar a sensação de culpa. Isso mesmo, falando do exemplo do curso de inglês, quando começa a ficar difícil, vem a nossa mente: porque estou fazendo isso? Dificilmente vou usar! Arrumamos todo tipo de desculpas para não fazer e ao mesmo tempo, não nos culpar pela nossa falta de empenho.
É muito mais fácil passar o dia assistindo vídeos engraçados pela internet do que estudar. A procrastinação é muito forte em nosso corpo e precisamos ser fortes para mudar isso.
O livro “Empregabilidade” de José Augusto Minarelli é um exemplo. O autor menciona que tinha um bom emprego num Siderúrgica e de repente, ficou sabendo que a empresa iria ser privatizada, ou seja, o seu emprego estaria em risco. Quando pesquisou vaga semelhante a sua, viu as solicitações dos empregadores e percebeu o quanto estava fora do mercado. Era formado em engenharia, mas não tinha pós e muito menos falava inglês. Resolveu arregaçar as mangas e estudar. Fez inglês, pós, e quando a empresa realmente foi privatizada, ele não só continuou como teve uma promoção. A pergunta que fica é, será que ele teria essa oportunidade se não tivesse buscado qualificação e se esforçado?
Recomendados pelo LinkedIn
Depois disso, ele escreveu o livro contando sua estória e fez tanto sucesso que saiu da empresa por conta própria e abriu a sua.
O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário.
Quer fazer a diferença? Pense:
Qual a sua meta de hoje?
Mauricio Moura
Moura Fernandes consultoria & Codeva Capacitação
Proprietário na Euclydes Montilha Treinamentos
1 aParabéns. Abraços