Acredito que todos profissionais já tiveram que responder essa pergunta durante uma entrevista de emprego, e a grande maioria se sentem perdidos na forma de precificar os seus serviços. Antes de aprender como responder essa pergunta, primeiro você tem que saber qual é o motivo pelo qual o recrutador faz essa pergunta:
- Alinhamento com a faixa salarial da vaga: o recrutador precisa saber se a sua pretensão está dentro da faixa salarial que a empresa definiu para a vaga. Se a pretensão for muito acima do valor disponível, você pode não ser considerado. Algumas empresas já tem um orçamento bem definido, outras possuem uma flexibilidade maior na negociação. Tudo isso depende de fatores internos e da cultura da empresa.
- Avaliação das suas motivações: pretensão salarial pode ser um indicador das suas motivações. Se você exige um salário muito alto pode estar mais focado em recompensas financeiras do que em outros aspectos do trabalho, como desenvolvimento profissional ou realização pessoal. Já se você aceita um salário menor pode estar mais motivado por outros fatores, como a oportunidade de aprender e crescer na empresa. Antes de participar de um processo seletivo, você tem que ter em mente sobre qual é o seu principal objetivo profissional.
- Evita perda de tempo: essa pergunta permite que você e o recrutador conduzirem a negociação salarial de forma mais eficiente. Isso evita surpresas e frustrações para ambas as partes.
- Estudar sobre a empresa: antes de participar de um processo seletivo, você precisa escolher as empresas em que tenham uma faixa salarial próximas a sua pretensão salarial. Para fazer essa pesquisa basta ir no site do Glassdoor e buscar por salários e compensações.
- Analisar a vaga: é fundamental entender os diferentes tipos de benefícios que as empresas podem oferecer e quais fazem mais sentido para você. Assim, você saberá exatamente o que está sendo oferecido e poderá comparar com mais precisão. Por exemplo: se a vaga oferece Vale-Creche mas você não pretende ou não tem filhos, não faria muito sentido, agora se você tem filhos ou está fazendo um planejamento familiar para ter filhos, seria um ótimo benefício para você. Por isso não existe o certo ou errado, mas sim, terá uma vaga que será mais vantajosa que a outra. Se a vaga oferece ótimos benefícios talvez faça sentido reduzir a sua pretensão salarial, se oferece poucos benefícios, a sua pretensão salarial pode aumentar.
- Analisar o modelo de contratação: analisar a pretensão salarial de acordo com o contrato de trabalho PJ (Pessoa Jurídica) e CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) exige considerações específicas para cada regime, pois impactam diretamente na remuneração líquida e nos benefícios recebidos. Quando a contratação da vaga é PJ vai precisar custear seus próprios benefícios, como plano de saúde, plano de previdência, férias e outros. Já na contratação CLT terá todos os direitos trabalhistas garantidos e a empresa pode oferecer benefícios custeado pela empresa ou com coparticipação. Ou seja, se a contratação for PJ você vai precisar somar todos os seus custos e definir um valor de lucro desejado para chegar à sua pretensão salarial bruta.
O recrutador deve ser transparente sobre a faixa salarial da vaga. Isso pode te ajudar a tomar uma decisão informada sobre se deseja ou não continuar no processo de seleção. Caso o recrutador não informe sobre a faixa salarial, você também não é obrigado a informar a sua pretensão salarial. Pode responder com uma frase como "ainda não tenho uma pretensão salarial definida, gostaria de saber mais sobre a vaga e as responsabilidades antes de discutir esse assunto" ou "com base na minha experiência de X anos e nas responsabilidades da vaga, minha faixa salarial ideal se encontra entre X e Y"
Depois de pesquisar sobre a empresa, você analisa a vaga, o pacote de benefícios e o modelo de contratação, e já terá a resposta na ponta da sua língua.
Você tem dificuldades para responder perguntas durante uma entrevista de emprego? Clique aqui para elaborar os seus argumentos de venda pessoal!
Complemente a sua leitura: