Qual é a sua Proposta de Valor Pessoal?

Qual é a sua Proposta de Valor Pessoal?

Gestão de Carreira

Nos dias de hoje muito se fala em gestão de carreira quando hoje temos aí uma Geração Y que "incomoda" o mercado de trabalho com a sua ansiedade, grandes expectativas e necessidade de significado nas suas atividades, que precisa se relacionar com outras gerações (Tradicionalistas, Baby Boomers e Geração X) que desenvolveram sua carreira com uma filosofia mais orientada para "Esse é o trabalho a ser feito.  Basta força e dedicação para ter sucesso.". Essas necessidades somadas a essa doutrina juntas é praticamente aquela cena quando coiote tenta pegar o papa-léguas, acaba dentro do depósito de explosivos e acende um fósforo para saber onde está.  Já sabemos o que acontece né?

Não quero ser pessimista, mas podemos somar nesse depósito de explosivos, a Geração Z que já está saindo do forno para o mercado.  Em pouco tempo seus currículos estarão nas nossas mãos e eles trarão alguns desses comportamentos a reboque, provavelmente até mais fortes.

Proposta de Valor

Conversando com alguns profissionais percebi que principalmente a geração Y se posiciona no mercado de trabalho, exatamente naquele momento em que você tem segundos para conquistar o entrevistador, muitas vezes seu futuro gestor, através das atividades que executam.  "Faço o melhor relatório da minha equipe.", "Controlo as entregas dos nossos fornecedores", "Desenvolvo as peças de comunicação da minha empresa.".  Posso dar vários exemplos aqui e não terminaríamos nem neste ano.

Minha primeira pergunta para esse tipo de abordagem é "Entendi o que você faz.  Mas qual é o valor que você entrega?  Quais são os benefícios que você entrega?"

Primeiro vamos alinhar alguns conceitos de negócio que serão interessantes na nossa conversa.  Toda empresa entrega algo para seus clientes em troca de algo, que geralmente é valor financeiro.  Por exemplo, um restaurante te entrega uma refeição e você paga por ela.  Mas por que alguns restaurantes são melhores do que outros?  O que te faz sair de casa, encarar o trânsito, procurar vaga, pagar estacionamento e esperar uma hora na fila para ir em um restaurante?  E ainda há outro na esquina da sua rua que é, ainda por cima, mais barato?  Você faz isso pois o VALOR entregue por esse restaurante é mais significativo para você do que o restaurante da esquina da sua rua.  O conjunto de benefícios que você recebe neste restaurante como a comida, o atendimento, o ambiente, a limpeza do local, o estacionamento, entre outros, é mais atrativo para você do que o restaurante da esquina da sua rua.

Resumindo: a Proposta de Valor é o motivo pelo qual os clientes escolhem uma empresa em função da outra.  Ela define o conjunto de benefícios que uma empresa oferece aos seus clientes para atender as suas exigências.

Provavelmente você está me perguntando "Para que eu vou ter esse trabalho todo, para mudar minha perspectiva, se eu vou continuar fazendo as mesmas atividades?"

A partir do momento a sua Proposta de Valor Pessoal é definida, você começa a perceber como suas atividades contribuem na entrega desse valor e o que é necessário para refinar esses benefícios que você entrega a sua empresa (que mensalmente paga o seu salário em troca desses benefícios).  Qualquer pessoa faz relatórios.  Mas poucos percebem o valor que esse relatório trará para sua empresa nos próximos meses.  Quando você percebe que a sua Proposta de Valor Pessoal está alinhada com o que o seu gestor pede na sua avaliação de desempenho, você não fará apenas relatórios.  Os relatórios ainda existirão, mas você começará a influenciar pessoas, pesquisar materiais, participar de reuniões, entre tantas outras atividades que darão suporte na entrega desse Valor que é tão necessário para o mercado.

Muitos podem pensar "Isso é fácil.  Basta eu vender o que eu faço.  Só preciso vender de uma forma mais bonita.".  Sim.  Isso torna mais fácil a construção da sua proposta.  Mas no momento de definir a sua Proposta de Valor Pessoal é que você conseguirá alinhar os benefícios entregues com as suas atividades (Essa é parte "fácil") com o que você vê como significado nas atividades que desenvolve (Essa é a parte difícil).  A geração Y e Z não é a única necessita desse significado, mas essa "safra" é a que mais perde seu sono por esse motivo.

Há diferentes formas de entregar a sua Proposta de Valor Pessoal.  Contarei o meu exemplo.  A minha proposta de valor é tornar as pessoas mais produtivas. Como posso fazer isso?  Posso automatizar processos para que as pessoas se preocupem com atividades mais produtivas.  Posso trabalhar como coach e ajudar as pessoas a atingirem suas metas em um tempo menor do que elas fariam sozinhas.  Ou posso escrever esse artigo para conscientizar pessoas a buscarem sua Proposta de Valor Pessoal e assim deixarem de ver a execução das suas atividades apenas como um trabalho que paga o seu salário no final do mês, mas algo que possui significado para sua vida.

É fácil definir uma Proposta de Valor Pessoal que tenha significado para você? Não.  É impossível?  Também não.  E o que você pode fazer para definir essa proposta?  Há inúmeros livros que te ajudarão nesse processo e também coaches de carreira que oferecerão algo mais customizado de acordo com a sua necessidade e o seu momento de vida.  Mas eles não terão validade se você não se permitir refletir sobre todos os aspectos da sua vida (Sim, você é apenas uma pessoa no mundo.  Não existe isso de deixar sua família, seus amigos e seu passado em casa.  Eles fazem parte da sua vida e te dão suporte para ser quem você é hoje) para encontrar lá dentro de você aquela entrega que possui um Valor importante para você.

Para entregar sua Proposta de Valor Pessoal será necessário executar algumas Atividades-Chave, conhecer seus Clientes, desenvolver Parcerias, entre outras coisas, mas conversaremos sobre isso mais para frente.

Luciana Mota e Sousa

Psicóloga no Agrupamento de Escolas de Matosinhos

7 a

Artigo bastante útil para refletir sobre o nosso papel no mercado! Obrigada!

Valter Souza

Business Intelligence (BI) | ETL (Pentaho) | Azure Certified Professional | GCP | Database | PowerBI | Excel

8 a

Parabéns pelo texto Diego, algumas vezes temos que nos perguntar se estamos realmente exercendo uma função Analitica ou estamos apenas sendo um Fabrica de Relatórios.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diego Tavares

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos