Qual a diferença entre Governança Corporativa e Compliance?
Esta é uma dúvida muito comum no campo profissional e no momento de buscar uma recolocação, saber diferenciar é extremamente relevante.
Atuar como Supervisora Corporativa, me proporcionou trabalhar com as duas estratégias de gestão e administração da empresa.
A governança corporativa tem como objetivo garantir a confiança dos stakeholders da empresa, mostrando de forma mais ampla o quanto a empresa é confiável. Trabalha com base em 4 fundamentos, sendo: Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade Corporativa. Os quais geram confiança e segurança, responsabilidade e preocupação por seus atos e proporcionam o crescimento da empresa de forma eficiente e sustentável.
Compliance tem o objetivo principal de manter a empresa em conformidade com todas as normas e leis. Baseia-se nos 9 pilares do programa, prestando Suporte para alta administração; Avaliação de riscos; Código de conduta e políticas; Controles internos; Treinamento e comunicação; Canais de denúncia; Investigações internas; Due diligenge; Auditoria e monitoramento. Dentre eles, o apoio da alta administração é essencial para o bom desenvolvimento do programa.
Então, podemos concluir que Compliance é uma parte estratégica da Governança Corporativa, pois ele possibilita mitigar riscos de multas, desvalorização e principalmente problemas com reputação da empresa.
No atual cenário, onde a todo momento estamos sendo filmados ou gravados, um pequeno erro da empresa pode resultar em sua falência.
Pra você, ficou claro esta diferença? O que você acrescentaria para obtenção de melhores resultados para a empresa?
CFO at Amend Cosmeticos
4 aExcelente, Dani!!!! Pilares indispensáveis em empresas de qualquer porte e certamente não irão sobreviver empresas que negligenciem a era ESG! Parabéns!!!!