Qual a grande lição que você pode aprender com o polêmico termo de uso do WhatsApp?
O Whatsapp sofreu um golpe duro com a polêmica dos novos termos de uso. Nos últimos dias, o volume de downloads do aplicativo de mensagem mais usado no mundo caiu 11%, enquanto Signal, Telegram e outros concorrentes ganharam milhões de novos usuários.
Isso significa que o Whatsapp vai acabar? Não. Ainda, não.
É certo que a maioria dos usuários não tem planos de deletar o aplicativo imediatamente, mesmo sabendo de todo o abuso por trás. Apesar disso, a credibilidade da empresa sofre um baque. Ninguém quer ficar perto de alguém que não é confiável, a não ser que seja obrigado, não é mesmo?
Com tudo isso acontecendo, aquelas pessoas que, antes, eram praticamente advogadas da marca, começam a criticar, se preocupar e, consequentemente, ficar de olho em outras opções. Por mais que deletar o app de vez ainda não seja uma opção, é inegável que muita gente passa a esperar um novo aplicativo surgir e ocupar o espaço do Whatsapp em seus smartphones e corações. E se Zuckerberg e equipe não conseguirem recuperar a confiança dos seus, aí, sim, a debandada pode ser fatal e o grande líder do mercado pode ser facilmente substituído por outro novinho.
Aconteceu com o Orkut, lembra?
A verdade é que todo mundo ama a sua marca... até que não ama mais!
A cada dia que passa, as pessoas se tornam mais conscientes, mais cuidadosas e mais exigentes. E, na era do “cancelamento”, qualquer passo em falso pode te empurrar do abismo.
Finalmente, aqui está a grande lição que aprendemos com essa história toda: se o Whatsapp, com uma base de 2 bilhões de usuários no mundo, não pode se dar ao luxo de mexer do jeito errado com a privacidade e os dados de seus usuários, não é você, na sua empresa, que vai correr esse risco, não é mesmo?
Não importa o tamanho do seu negócio, seja você o líder ou o pequeno que está começando: jogar respeitando as regras pode ser o diferencial entre crescer ou, simplesmente, sumir!
Gostou do conteúdo? Não deixe de curtir, comentar e compartilhar. Assim, vou perceber que consegui te ajudar.
Se tiver alguma dúvida, ou quiser conversar mais sobre esse assunto, me mande um e-mail: paula@paulabernardes.com
Coordenadora de Marketing | SEO | Marketing de Conteúdo | Inbound Marketing | Marketing Digital
3 aMuito bom!!