Qual a hora certa de tomar uma decisão?
Não importa quanto tempo temos de experiência. Sempre é difícil tomar uma decisão na nossa carreira. Estive perto de profissionais que tomaram decisões na “hora certa”. Pelo menos me pareceu ser a hora certa. Nos bastidores, somente essas pessoas sabem quantas conversas tiveram “em off” com seus gestores, amigos, família e as pessoas mais próximas que pudessem ajudar com qualquer conselho. O fato é que muitas vezes vivemos uma vida profissional baseada no medo e ficamos paralisados sem conseguir dar o próximo passo ou até mesmo recuar se necessário.
Nesta reflexão do Professor Mario Sergio Cortella, ele compara o momento de um profissional tomar uma decisão ao momento de um surfista entrar numa onda. ''Se ele passar um pouco do ponto ou perder o tempo da remada, não a aproveita. Se ele entrar antecipadamente, pode ser engolido''. Para o Professor essa perícia vem de treino, de experiência e ''só o tempo e a prática irão aprimorar essa leitura que antecipa cenários''.
Mas a pergunta é: Existe vida após a sua atual empresa?
Sim. Existe. E tenho percebido isso conforme vejo os movimentos no mercado. Seja de um gestor de comunicação corporativa trocando de multinacional ou de uma jornalista e apresentadora trocando de emissora. Exemplo de Monalisa Perrone, que após 20 anos tomou a decisão de sair da TV Globo e integrar o quadro de apresentadores da ainda não inaugurada CNN Brasil. Neste vídeo de divulgação da emissora, Monalisa diz que teve medo, mas que também deu vontade.
Vontade de fazer história no jornalismo brasileiro. Ser titular de um telejornal no horário nobre é o desafio que faltava na minha vida profissional
Registro meu parabéns pela coragem destes profissionais. Eles tomaram uma decisão difícil, mas extremamente assertiva! Meu padrinho me ensinou que não devemos limitar nossa carreira a apenas um CNPJ. Mas essa possibilidade também existe.
Se você tomou a decisão de ficar e as vezes sente que está contra essa tendência do mercado de mudar de empresa. Calma! Você não precisa pirar. A oportunidade que você busca pode estar exatamente aonde você já está. Sei que da medo tomar a decisão de mudar e decidir ficar pode ser mais assustador ainda. O fato é que o tempo e a experiência de cada profissional é diferente, e você sabe disso. Só é difícil convencer a tua ansiedade de que nada precisa acontecer agora.
O Professor Mario Sergio Cortella ainda complementa em seu livro "A Sorte Segue a Coragem" que a ''capacidade de observar os fenômenos à nossa volta e a interligação entre eles é que permite a visualização da oportunidade''.
Evidentemente, essa perícia tem de nos alertar também de quando não é a hora
Por isso finalizo esta reflexão com um trecho da música Vienna, de Billy Joel. Música que se você ainda não ouviu, tá na hora de ouvir. A letra passa vários recados, mas este é o mais importante.
Where's the fire, what's the hurry about? You'd better cool it off before you burn it out
Basicamente na minha tradução, Billy nos diz: ''Melhor você relaxar agora, antes que você enloqueça'' ou como a gente diz em São Paulo: ''Dá uma segurada!''
Specialist | Strategic Learning KM CX na Mercado Livre
5 aAmei Rafa! Parabéns
Executivo de Comunicação | Comunicação com colaboradores | Métricas e indicadores de Comunicação | Employer Branding | Cultura organizacional | Gestão de crises | Palestrante
5 a#orgulho
Business Partner | Tech HRBP
5 aUow! Amei!