Qual a importância da RTS no andamento de um planejamento estratégico?
Você tem executado um bom plano de marketing e vendas com sua equipe e todos estão bem alinhados.
Mas chega um momento em que você percebe que seu negócio estagnou e não sabe medir os resultados. - Meu negócio está rendendo ou involuindo de acordo com os últimos meses? - De quanto em quanto tempo preciso avaliar se as métricas estão evoluindo?
É meu amigo, você precisa de ajuda!
Você precisa de um bom parceiro para "decifrar" todos esses dados e convertê-los em informações. Só assim você conseguirá criar uma estratégia para executar um novo plano de ação.
Mas para todo esse planejamento acontecer, você primeiro precisa entender o que é RTS.
O que é Revisão Trimestral de Sucesso (RTS) ?
Uma Revisão Trimestral de Sucesso, da sigla RTS, é uma reunião com o propósito de rever o desempenho do último trimestre e discutir planos para o próximo trimestre.
Simplificando, sua equipe vai usar a RTS como uma prática estratégica para avaliar o que está bom ou não no seu plano e reunir esforços para melhorar KPI´s que não estão conforme o planejamento.
Qual a relação do RTS com um parceiro de inbound?
Os últimos três meses dos seus processos realizados, marketing e vendas, geraram diversos dados de converões, leads, acessos, vendas, ROI e etc, certo? Agora é preciso pegar esses dados e transformá-los em informações. É nesse ponto que um parceiro de inbound entra.
Seu parceiro de inbound entra com o propósito de acompanhar, analisar dados e descobrir o que aconteceu para tomar medidas sobre o que precisa mudar ou permanecer em relação as estratégias.
Estudos e técnicas que seu parceiro de inbound executará durante a revisão trimestral de sucesso
Independente do tamanho do seu negócio, a medida que ele cresce, você precisa criar processos para garantir que a receita e o crescimento seja alcançados. E para garantir a receita, seu parceiro de inbound irá estabelecer revisões trimestrais de sucesso para o seu negócio junto a sua equipes.
Mas para isso acontecer é preciso seguir alguns passos:
1. Faça o processo ser conhecido, fácil e eficiente
É importante ter etapas documentadas do que é necessário de cada participante - tanto para o que irá liderar a RTS como também para aqueles que apresentam.
- Quem deve participar e quais são os papéis?
- Que materiais devem ser preparados de antemão?
2. Aplique a aprendizagem do passado para o sucesso futuro
Certifique-se de que tudo irá refletir em sua RTS para que os membros da equipe compareçam preparados para as reuniões, com pensamentos sobre como mudar para o próximo trimestre com um plano sólido.
CASO REAL: A importância do parceiro de inbound para analisar, detectar, criar metas e solucionar o problema
Eu trabalhei em parceria com a ShopDesign como consultor em inbound em dezembro de 2016. Verifiquei que a taxa de conversão de visitantes em leads da ShopDesign era de apenas 1,2%, taxa considerada baixa pela média de mercado apontada pela Resultados Digitais que era naquele momento 3%.
Depois que apliquei a RTS foi possível identificar este gap, alinhar as expectativas e direcionar os esforços para a geração de leads.
A meta que definimos foi bem agressiva: em 3 meses, até a próxima RTS, precisávamos alcançar entre 3,5% e 4% de taxa de conversão de visitantes em leads.
A partir da RTS, definimos a solução e ao final do trimestre alcançamos uma média de 3,9%. 🚀 🏆 😃 👉 Clique aqui e conheça o case da ShopDesign. 📈
Para finalizar vou citar uma frase sobre planejamento do Peter Drucker que ilustra bem a prática da RTS:
Clique aqui e veja o artigo completo.
Alex Compri
Após longo período dedicado a propaganda, planejamento e branding como criativo ou como profissional de marketing, criei a DuoHub, uma empresa que acredita que gerar novas conexões é gerar valor para as marcas e conversões através do Inbound Marketing.
Receba novos artigos por e-mail
Todas as terças eu envio novos artigos primeiro para minha lista de contatos. Clique aqui para se cadastrar e receber também.