Qual investimento é 100% seguro?

Qual investimento é 100% seguro?

Frequentemente me perguntam sobre investimentos seguros, ou associam investimentos a riscos por causa da bolsa de valores. Gosto de apresentar alternativas seguras que existem no mercado para que seu patrimônio renda de maneira segura.

Primeiramente, é importante esclarecer que nada é 100% seguro. Nada na vida é 100% seguro, pois, mesmo que mínima, sempre há uma pequena chance de algo dar errado. Por exemplo, não é 100% seguro que, mesmo estudando muito, você tire 10 na prova ou fique em primeiro lugar no concurso. Sempre há o risco de algo não sair como esperado, afinal, imprevistos acontecem.

Com investimentos, não é diferente. Existem opções bastante seguras que trazem conforto aos investidores mais conservadores, mas é errado afirmar categoricamente que um investimento é 100% seguro. Eles são de baixo risco, muito seguros e oferecem excelentes retornos. Até mesmo a poupança tem seu risco. O que muda de um investimento para outro é o tipo de risco atrelado a ele.

Por exemplo, o Tesouro Direto é um título de extrema segurança, afinal, seu risco é soberano, ou seja, está indexado ao Brasil. Mas veja, mesmo com toda a segurança e solidez desses títulos, ainda existe o risco soberano. Temos riscos de mercado, riscos de crédito, risco operacional; então, mesmo que um ativo seja muito bom e de alta segurança, sempre terá algum risco associado a ele.

Quando investimos em ações, por exemplo, há o risco de mercado, que é quando o preço das ações pode variar. Mas isso não significa que seja um investimento ruim, apenas que precisamos entender e aceitar esse tipo de risco.

Outro exemplo é o risco de crédito. Imagina que você empresta dinheiro para uma empresa. Existe o risco dela não conseguir te pagar de volta. Porém, podemos escolher empresas mais sólidas, com bom histórico, para minimizar esse risco.

Então, como faço para manter minha carteira 100% segura? Simples, basta analisar todos os indicadores que fazem com que aquele ativo seja ideal para a segurança do investidor. As pontuações de crédito, histórico do país, entre outros fatores, nos permitem analisar quão seguro é aquele ativo e se vale a pena se expor a ele. Assim, conseguimos controlar os riscos, como fazemos diariamente nas nossas vidas, tomando decisões informadas e cuidadosas.

Portanto, não há investimento 100% seguro porque todos os investimentos têm algum risco por trás. O que se analisa são justamente as chances de esse risco se concretizar. É perfeitamente possível ter ativos em bolsa, por exemplo, mantendo segurança e proteção em sua carteira. O importante é entender por que aquele investimento é importante para este momento e para seu perfil. Por mais que haja vários ativos de extrema segurança, nem todos podem ser interessantes para você, investidor, neste momento. Por isso, esteja sempre com um profissional para ajudar a adotar as estratégias corretas e que estão alinhadas com seu perfil e momento.


Interessado(a) em investir com segurança e obter bons retornos? Ficou curioso para saber mais? Agende agora mesmo uma assessoria gratuita e acompanhe-me nas redes sociais para receber conteúdos exclusivos sobre investimentos e dicas para maximizar seus rendimentos.

Estou no YouTube, Instagram e LinkedIn.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Katharine Pires

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos