Qual melhor gráfico escolher para o seu dashboard?
As soluções de Business Intelligence (BI) já são vistas como as principais aliadas dos gestores corporativos. Porém, não é qualquer software que consegue otimizar a gestão da melhor forma possível. Gráficos se tornam fundamentais na análise de dados e indicadores, devido ao seu apelo visual.
No entanto, a apresentação deve ser agradável e de fácil interpretação, apontando insights que resultem em tomadas de decisões mais assertivas. A distribuição de objetos em um dashboard apropriado irá determinar de qual forma esses números serão coletados e interpretados.
Ao contrário das planilhas de Excel, uma visualização em dashboard compila dados com agilidade e clareza. A solução “Qorporativo” UpQuery analisa o crescimento empresarial usando gráficos e ícones, em uma apresentação intuitiva e totalmente personalizada às necessidades do cliente.
Qual é o melhor gráfico para o seu dashboard?
Assim como existem diferentes dados e informações para análise, existe também vários tipos de gráficos que podem ser incluídos no dashboard de um software personalizável, facilitando esse trabalho. Assim, a escolha de gráficos é algo extremamente relativo.
O melhor gráfico irá depender das metas e objetivos de análises de cada empresa. Por isso, é importante saber como eles podem ser utilizados no dia a dia administrativo. Veja as possibilidades UpQuery:
Barras
O gráfico é bastante utilizado para rankings comparativos, como um “Top 10”. As barras conseguem acompanhar valores detalhados de acordo com clientes específicos e ao longo de períodos selecionáveis.
Coluna/Linhas
Esses indicadores, feitos de eixos tanto horizontais quanto verticais, acompanham evoluções numerais com base em diferentes fontes ou clientes.
Mapa Geográfico
O mapa acompanha dados e faturamentos conforme regiões de atuação. É ideal para análise de mercado, verificando onde a empresa possui êxito e onde é necessário maior atividade. O gráfico também oferece filtro para cidades, visando abrangência localizada.
Recomendados pelo LinkedIn
Pizza
Esse gráfico é voltado para porcentagens em análise de algo que tenha soma total de 100%. Em ambiente corporativo é possível segregar empresas de acordo com sua geração em faturamento, por exemplo.
Gauge
Com o dashboard Qorporativo também é possível acompanhar o alcance das metas estipuladas. No ponteiro podemos ter a seguinte situação, indicando verde (adequado), amarela (alarmante) ou vermelha (risco).
Objeto valor
Esse não é especificamente um gráfico, mas, um indicador. Sempre localizado na parte superior do dashboard, o objeto indica valores prontos como o faturamento da empresa.
Em casos mais específicos e aprofundados, é possível gerar combinação de gráficos através da solução. As possibilidades são uso de colunas combinadas, para comparação de valores, e também linhas com colunas.
Qorporativo: Como funciona?
O Qorporativo é totalmente personalizável, ao longo do uso, o gestor pode solicitar alterações em seu dashboard e quadro de gráficos. Cores do software, indicadores escolhidos e ordem de apresentação: tudo isso é determinado pelo próprio gestor.
Os dados compõem um sistema cumulativo, devendo ser “atualizados” e/ou “incrementados” com determinada periodicidade. O acesso ao banco de dados é configurado apenas uma vez (no início do processo), possibilitando extrações de forma automatizada, fornecendo informações atualizadas a cada 15 minutos.
Entre em contato.
Publicado originalmente em: UpQuery Blog