Qual a melhor rede social para marketing de empresas de engenharia e arquitetura?

Qual a melhor rede social para marketing de empresas de engenharia e arquitetura?

Essa é uma resposta que, para ser precisa, depende de alguns fatores que precisam ser analisados previamente, respondendo a três perguntas básicas: O QUÊ, PARA QUEM E ONDE.

  1. Qual o produto/serviço que a empresa vende? (O QUÊ)

Antes de elaborar qualquer estratégia de marketing e distribuição de conteúdo, precisamos mapear: o que a empresa vende (ou quer passar a vender)? Parece meio óbvio quando se fala na teoria, mas na prática muitos gestores se esquecem de analisar o que está diante dos olhos. Buscam tanto os diferenciais e destaques que se esquecem de ponderar se o arroz com feijão está bem feito.

Por isso, comece listando e categorizando os produtos por: margem de lucro e porcentagem de venda.

"Como assim, Verônica?"

Simples! Separe seus produtos e serviços em grupos: 

a) muito lucro e muita venda

b) pouco lucro e muita venda

c) muito lucro e pouca venda

d) pouco lucro e pouca venda

Quando essa categorização for feita, você terá uma melhor visão de como começar. Reveja seus produtos das categorias C e D. Será que vale a pena mantê-los na sua esteira de produtos/serviços?

Depois de todos os produtos e/ou serviços mapeados, podemos seguir para a segunda fase da análise.


2. Qual a persona da empresa? (PARA QUEM)

Para quem? Quero vender para todo mundo, lógico!

Não é assim que funciona! É um erro muito comum pensar que determinar uma persona com caraterísticas, dores e expectativas específicas é limitar o seu público de alcance. Na verdade, isso expande seus horizontes! 

As vendas hoje em dia são humanizadas e a concorrência é muito grande. É preciso desenhar uma estratégia na qual TODA a comunicação seja confeccionada para conversar diretamente e intimamente com seu potencial cliente. Ele precisa sentir que o conteúdo divulgado foi especialmente para ele. Isso gera identificação!

Como definir essa tal persona?

  • Características sociais e econômicas: gênero, idade, família, grau de escolaridade, renda mensal, profissão e etc.
  • Dores: todos os problemas que seu potencial cliente sofre e seu produto ou serviço pode solucionar
  • Expectativas: objetivos que sua persona tem na vida e que seu produto ou serviço podem proporcionar

Listou TODAS as características? Então vamos para a terceira parte do mapeamento.


3. Quais serão os canais de distribuição? (ONDE)

Com os produtos e/ou serviços bem definidos e persona descrita com clareza, fica bem mais fácil definir qual a rede social mais adequada para distribuição do seu conteúdo.

Esqueça as redes sociais que estão em alta e pense nas redes que a SUA persona consome. "Ah! Mas o TikTok está fazendo muito sucesso, preciso ter a minha empresa lá!" Será que precisa mesmo?


Vamos analisar aqui o caso das empresas de engenharia e arquitetura:

O cliente geralmente é de outra empresa, certo? Ou seja, é um negócio B2B (business to business). Será que o tomador de decisão de grandes fábricas está lá no TikTok procurando um prestador de serviço? Provavelmente não.

O mesmo vale para o twitter (a rede social oficial de quem quer reclamar de alguma coisa). Será que o potencial cliente está lá? Provavelmente não! Ele mal tem tempo de estar presente em todas as reuniões, como vai estar acompanhando threads de twitter?

Facebook e Instagram viraram redes sociais oficiais para todo e qualquer negócio. Acho importante que qualquer empresa esteja presente por lá. Mas não necessariamente é preciso gastar toda a energia de conteúdo de valor nessas redes. É possível criar uma estratégia de aproveitamento de conteúdo extraindo da matéria-prima do conteúdo de marketing B2B: artigos de blog e LinkedIN.

Agora sim! Chegamos na rede social que julgo mais relevante para empresas de engenharia e arquitetura: o LinkedIN. Esta rede aqui é ouro puro para os profissionais dessa área. É aqui onde engenheiros e arquitetos se reúnem, fazem networking e trocando experiências construindo autoridade.

E certamente uma empresa bem posicionada por aqui, além de atrair mais profissionais engajados na área, também chamam atenção das grandes indústrias que são potenciais clientes!

É nesse assunto que queria chegar: criar conteúdo no LinkedIn além de construir autoridade, aumenta a percepção de valor de todos que observam e acompanham.

É basicamente uma questão de marketing. Não adianta você fazer parte ou administrar uma empresa incrível se o mundo não sabe disso! Faça o mundo saber como o seu know-how é valioso! 


Fica aqui o questionamento: o que você tem feito pela autoridade da sua empresa?



__________________

Olá! Meu nome é Verônica Penha e sou estrategista de marketing digital graduada. Trabalhei por 14 anos em uma empresa de engenharia. Acompanhei de perto alguns procedimentos da gestão dos projetos e resolvi unir meu conhecimento da área de engenharia com o recém adquirido conhecimento em marketing digital!

Meu objetivo é trazer entendimento de marketing para uma área tão rica em valores e conhecimento e ao mesmo tão carente de estratégias posicionamento digital.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos