Qual o constrangimento em procurar um novo trabalho?

Qual o constrangimento em procurar um novo trabalho?

São inúmeros os artigos e frases orientando candidatos a se destacarem no mercado e vendendo fórmulas mágicas de como se deve posicionar e procurar um novo emprego.

Neste particular, Recrutadores, Headhunters e Empresas de Outplacement estão na linha de frente como experts no assunto e há até quem se apresente como “Especialista em LinkedIn”.

Uma grande marca investe milhões para divulgar e vender seus produtos, sem nenhum constrangimento, uma vez que num mercado altamente competitivo, o uso das diversas ferramentas do marketing é a forma mais eficiente de tocar o coração do consumidor. Porém, por diversas vezes tenho ouvido dos “Especialistas” que o candidato deve se posicionar quase como se não estivesse buscando um emprego e que não deve demonstrar claramente que está procurando um novo projeto no qual possa colaborar e no qual tenha condições de trabalhar. Para mim isso é, no mínimo, um contrassenso ... coisa de “Especialista”.

Na minha opinião, considerando as características atuais do mercado, só existem duas maneiras de você ser contratado: Através do seu networking ou num certeiro golpe de sorte.

Ninguém consegue vender suas habilidades, conhecimento e competências através de um CV e mesmo assim, é importante considerar que na grande maioria das vezes, o candidato exagera nos adjetivos e quase consegue fazer do seu CV uma peça daquelas que nem Ministro do STF consegue entender.

Na minha opinião, o valor de um profissional está no que ele consegue entregar, está nos resultados que alcança e na conquista de objetivos. Obviamente, devemos considerar seus valores morais e éticos. Os resultados alcançados no passado nos credencia, mas não é garantia de nada, é o famoso "track record".

O cargo ou a função exercida não diz tudo, uma vez que existem inúmeros casos de executivos mal sucedidos. Dilma Rousseff exerceu o mais alto cargo da nação e contribuiu decisivamente para jogar o país no caos, sendo assim, qual o seu mérito em ter sido Presidente do Brasil? Se ela tivesse sido CEO de uma empresa privada, teria levado a empresa à falência, mas tem o cargo de Presidente no seu CV. Você contrataria a Dilma para ser Presidente da sua empresa?

Sendo assim, não há nenhuma vergonha em demonstrar interesse por um determinado trabalho, não há nenhum constrangimento em dizer que está procurando emprego e não há nenhum demérito em vender ou divulgar seu portfólio. Pelo contrário, tenho grande orgulho da minha carreira profissional e dos resultados alcançados através dos projetos que estiveram sob minha liderança.

O importante é termos a certeza que estamos fazendo nossa parte, de acordo com os recursos e possibilidades disponíveis. Não há fórmulas mágicas nem especialistas que têm a solução para esse problema, com ou sem crise.

Boa sorte!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos