Qual o futuro do Teste de Software?

Qual o futuro do Teste de Software?

Com a tendência de mudança na indústria, o teste de software também muda. Hoje, as tendências como aplicações baseadas na Web, Arquiteturas orientadas a serviços (SOA), Software como serviço (SaaS), Tecnologias sem fio, Tecnologias móveis, com a crescente ênfase nos 4Rs, repetibilidade, confiabilidade, reutilização e robustez, abriram um novo caminho para o teste, onde os testes precisarão mudar para acomodar essas tendências e se tornarem uma atividade liderada por negócios.

Para impulsionar essas mudanças no desenvolvimento efetivo e eficiente de aplicativos de sistemas de qualidade, deve-se enfatizar a melhoria das fases de Análise e Design e assegurar o envolvimento precoce dos testes nessas áreas.

Robotizar o Teste estático incorporado como parte das ferramentas de captura de requisitos de Análise e Design, resultará em clareza, erradicação de suposições e ambiguidades e maior probabilidade de completude. O produto em questão se tornará mais confiável, mais reutilizável e mais robusto.

Scripts de teste gerados automaticamente com cobertura completa de ramo e árvore de decisão nos estágios iniciais de execução do teste; teste de unidade e "integração no pequeno", combinado com o desenvolvimento de tolerância a falhas em auto-teste, auto-monitoramento, software de auto-recuperação resultará em defeitos sendo encontrados e erradicados no início do ciclo de vida. Como resultado, menos defeitos seriam encontrados no Teste do Sistema e "Integração no Grande" os estágios e as empresas poderão concentrar-se nos Testes de Aceitação (Usuário, Operacional e Desempenho) em um ambiente de destino totalmente integrado e fazer testes completos de ponta a ponta de processos de negócios e cenários modelo de escritório. Desta forma, as empresas poderão aproveitar seu investimento em tecnologia para obter reais benefícios de negócios e vantagem competitiva através da integração criativa e implantação de componentes confiáveis, reutilizáveis e robustos; A forma como os componentes são integrados e implantados será o diferencial, e não os próprios componentes / sistemas. Por sua vez, isso permitirá que as empresas se concentrem em proposições de negócios e acessem serviços e produtos de mercado, suportados pela capacidade de lidar com altos volumes, oferecer um excelente atendimento ao cliente, permitir serviços de alta margem/baixo volume, etc.

Neste novo mundo, o Professional de Testes precisará se concentrar ainda mais na agregação de valor ao negócio e ao ciclo de vida do desenvolvimento de software e, portanto, precisará operar em uma posição nova e elevada, onde a combinação de sua abordagem estruturada orientada por processos, criatividade, curiosidade destrutiva e a capacidade de articular e definir critérios de qualidade e teste nos modelos será fundamental para o sucesso da implementação comercial da tecnologia.

O papel do Professional Testes agora se tornará mais interessante e mais essencial. E assim será Testing and Quality Assurance, que se tornará mais importante e adicionará mais valor à medida que avançamos em arquiteturas e tecnologias que apoiem o negócio em seus objetivos de trazer produtos e serviços para o mercado o mais rápido possível, com risco mínimo. Veremos uma mudança para testar a operação comercial transformada, os processos de negócios, a forma como as pessoas interagem com os sistemas e processos e as informações que fornece e, portanto, mitigar os riscos e aumentar os benefícios da mudança de negócios.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos