Qual o papel da Liderança em tempos de conexão?
No contexto organizacional a liderança é capacidade que uma pessoa tem em direcionar e conduzir um grupo, formando uma equipe, gerando resultados positivos para a empresa.
Mas será que liderar é tarefa fácil?
Acertou quem respondeu que não! Isso mesmo, não é fácil. Para se tornar um bom líder temos que ter em mente o olhar diferenciado para a pessoa que está sob nossa responsabilidade. Saber sobre os papeis que ambas desenvolvem dentro da organização e sobre como ela colabora para que os resultados da empresa sejam alcançados. Além disto, estar alinhado com a estrutura da companhia e seus objetivos. Se o Líder não coloca em prática esse olhar, devido ao estilo de formação que ele teve lá atrás, o resultado pode até ser alcançado, mas o legado que ele deixará para a equipe não será o dos melhores, pode apostar!
As pessoas querem líderes que as engajem, que as escutem e que façam se sentir pertencentes ao negócio, que deleguem e dê autonomia, que as treinem e que as reconheçam pelo excelente papel desenvolvido. Com a 4 ª revolução industrial e agora com a Pandemia desencadeada pelo Coronavírus, a mudança nesse contexto precisa ser analisada com ainda mais rigor pelas empresas/RH e Liderança.
Hoje pela manhã, no caminho parra o trabalho e seguindo as indicações da fantástica @Luciamar Delaroli, comecei a seguir e a ouvir o podcast da Revista S/A, chamado Rádio Peão - O especialista em gestão de pessoas e desenvolvimento de liderança Márcio Fernando, fez um chamando para os novos tipos de líderes que emergem diante da pandemia, são líderes que de certo modo perderam alguns níveis de controle – perderam o controle de ter o funcionário a sua disposição 8 horas por dia, perdeu o controle porque a tendência são as pessoas trabalharem cada vez mais em suas casas, com isso a rotina de estarem 100% a disposição da organização também mudou. Ele alerta que cabe ao líder se preocupar e estabelecer as conexões, que englobam por exemplo: a entrega com qualidade, o engajamento do time e a confiança, ficando para trás controle e supervisão para saber se o funcionário está ou não ali na sala no momento que ele precisa.
As informações e tecnologia jogam a favor do líder e do time, facilitando ainda mais essa aproximação mesmo que distante. A movimentação é maior e os contatos são imediatos. Antes o que era chamado de frescura, hoje é essencial.
Por isso o papel da liderança é tão importante nesse meio. Se o líder não comprar a ideia e buscar a mudança de seu estilo de liderar, perde a empresa, perde a equipe e principalmente ele mesmo.
Espero que tenham gostado!
Boa Leitura
Aumento a performance da sua empresa através dos dados.
1 a👏👏 Boa Natália!
Coordenadora Departamento Pessoal e Recursos Humanos
4 aO lider precisa estar presente remotamente e confiar em sua equipe para que os resultados sejam satisfatorios.