Qual o papel do líder no engajamento dos colaboradores?
Influenciar e conduzir toda a equipe é papel do líder dentro de qualquer organização, e cabe ao RH fazer a gestão das lideranças para que estes invistam o tempo necessário para criar relacionamento e conexão com seus liderados, acompanhando e dando feedbacks frequentes e sugerindo ações para melhoria do clima da organização.
Todo trabalho que é desenvolvido pelo líder gera resultados, e estes se refletem não somente nos números da empresa, mas tem impacto na cultura organizacional, principalmente quando o líder está integrado ao seu time, se comunica com seus liderados de forma fluida, com foco na melhoria contínua dos resultados, e no relacionamento interpessoal.
Todo líder deve alinhar os objetivos da sua equipe, conhecendo cada um de seus liderados de modo que todo o processo seja concretizado com o sucesso esperado. O líder é inspiração para seus colaboradores, e se torna referência nos apontamentos dos melhores caminhos, no desenvolvimento do time e no alcance dos resultados esperados.
O processo de influenciar as pessoas é contínuo, e deve ser trabalhado todos os dias, afinal, a qualquer momento podem surgir necessidades de se exercitar a influência no clima organizacional. Desse modo, o papel do líder é também trabalhar na criação desse hábito e estar sempre muito próximo de seus colaboradores. Por mais que o processo pareça simples, é necessário desenvolver habilidade, ter disciplina e acima de tudo, confiança nas suas decisões e posicionamentos frente aos liderados.
Maus líderes carregam com eles vários problemas que se refletem no dia a dia da organização. Maior rotatividade, falta de ânimo dos colaboradores e até mesmo o fracasso das ações na organização. Aquele líder que não consegue cativar seu time, desenvolvendo profissionais desmotivados e sem foco nos objetivos da empresa podem trazer resultados indesejados.
Mas afinal, como é possível desenvolver líderes capazes de motivar e engajar seus colaboradores no alcance dos resultados esperados?
Recomendados pelo LinkedIn
Desenvolvimento contínuo do líder é uma das chaves para o sucesso nessa empreitada de engajamento e motivação dos times.
Avaliações de desempenho, planos de desenvolvimento individual são algumas das maneiras do RH olhar para o líder e desenvolvê-lo constantemente para construção de uma liderança eficaz, que traga resultados efetivos e o engajamento esperado ao time, e isso só acontece quando o líder se coloca em uma posição de aprendizado, estreitando o relacionamento entre seus subordinados, dividindo conquistas diárias e dificuldades. Tudo isso pode ajudar a melhorar o desempenho, e que permite ao líder ter mais liberdade para dar e receber feedbacks.
O papel da liderança também está relacionado ao aprendizado. E preciso que o líder esteja atento as novidades do mercado e se atualize constantemente. Por isso é necessário que o RH desenvolva programas de treinamento e desenvolvimento específicos para lideranças.
Sabemos que o sucesso de uma empresa não depende somente do líder, mas de toda a sua equipe, que conectada e atenta aos objetivos da organização, assumem seus papéis e conduzem as ações que tem por foco o sucesso da organização.
Por mais previsíveis que possam ser os desafios relacionados ao comprometimento em manter o time engajado, a construção de um bom planejamento e desenvolvimento da equipe deve ser o foco de qualquer liderança. O líder deve promover comunicação, feedbacks e uma construir uma conexão que inspire seus colaboradores, elevando o elo entre os demais colaboradores e os objetivos da empresa.
Agende reuniões via LinkedIn automaticamente | Processos comerciais B2B | Automação | Mentor | Inteligência Artificial
10 mFrancisco, valeu por compartilhar..! 🙂