Qual o papel do Marketing?
Sem entrar em definições teóricas e acadêmicas, é importante esclarecer que o marketing, como qualquer outra área de trabalho, possui diferentes especialidades e funções – comunicação, atendimento ao cliente, vendas, produto, relacionamento, digital etc.
Gosto de pensar no marketing como uma mistura de ciência e arte que se molda às diferentes necessidades das empresas, dos mercados e - sempre! - dos clientes. Pelo marketing estar relacionado ao processo de gestão do negócio, é muito fácil confundir com as aplicações e possibilidades. Por isso, a resposta à pergunta do título desta matéria é: DEPENDE 😊 Compliquei mais do que ajudei?
Depende dos seus objetivos, recursos, tecnologias, código de ética / restrições do estatuto, segmento de mercado e, sem dúvida, do momento e maturidade da empresa, organização e/ou escritório - e aí eu já menciono a parte do marketing que os empreendedores (geralmente) são mais resistentes: o planejamento.
Eu sei, também sou empreendedora, e na energia de começar logo e ver a ideia em prática, a gente acaba deixando para depois… e depois… e depois… e quando se percebe foram deixadas de lado oportunidades, cometem-se erros desnecessários e o pior de todas as consequências, na minha opinião, perde-se a possibilidade de inovar e se destacar genuinamente. Mas é só através do planejamento que é possível ter clareza sobre as melhores formas de apresentar seu produto ou serviço, da forma mais eficaz e rentável.
Através do planejamento, o empreendedor descobre se nos 3 primeiros meses deve investir mais na divulgação da marca ou produto/serviço para todo o segmento, que seriam os ADs no ambiente digital, ou se o ideal é concentrar esforços de comunicação em determinada fração do mercado, através de parcerias e microinfluencers por exemplo. Criar um site com e-commerce desde o primeiro dia ou testar a logística e distribuição por outras plataformas de compra e venda já estabelecidas? Algumas de muuuuuitas dúvidas.
Então sem querer fugir da pergunta, a resposta é: depende do seu planejamento 😊 Cabe ao empreendedor conhecer bem as possibilidades e o seu público-alvo, de modo a escolher as estratégias mais adequadas para o perfil do seu consumidor e de forma sustentável para seu negócio – e aqui estamos falando também de tempo e recursos financeiros.
Recomendados pelo LinkedIn
Se para seu escritório, com determinada especialidade e contatos em um nicho específico, investir no LinkedIN faz sentido, talvez para outro profissional, em outro momento e especialidade seja mais importante um site com blog ou desenvolvimento de infoprodutos – como saber? Sim, você já sabe a resposta, com ele mesmo.
Partindo do princípio que já está BEM claro como definir o papel do marketing para a sua marca, é inegável que o marketing deu um passo no ambiente digital que é irreversível – portanto o composto online estará presente no seu negócio independente do tamanho, recursos ou estratégia. Se tem uma coisa que tudo que o mundo está passando ensinou é que a internet faz parte do dia a dia das pessoas e ponto. E, infelizmente, muitos empreendedores perceberam isso da forma mais difícil. Perante um cenário de distanciamento social, hoje mais que nunca, a Tecnologia é fundamental para a conexão com os familiares, amigos e claro, os clientes e o mercado em geral.
Com isso, a melhor dica que posso compartilhar para fechar essa matéria, e responder de outra forma a pergunta do título – Qual o papel do Marketing? Estabelecer uma boa presença online. Os tempos exigem a adoção de novas abordagens, novos modelos de trabalho e até de negócio, que nos permitam estar ligados com tudo e com todos, em qualquer altura do dia e da noite. Diversificação é a melhor palavra e uma ferramenta para este momento: diferentes canais e plataformas são importantes para não depender de uma única fonte de captação ou relacionamento ou visibilidade ou seja qualquer outro elemento importante para o seu escritório. Crie seu site ou blog e use as redes sociais tanto para divulgar os conteúdos que você produzir, para compartilhar novidades interessantes do seu segmento ou estreitar o relacionamento com a sua audiência – sempre atento às restrições e possibilidades do estatuto.
Espero ter ajudado – até a próxima!
Flavia Mariotto.
CEO e fundadora da Flavia Mariotto Consultoria , para a Revista IBPEA , edição 12.