Qual o peso do estresse na sua vida profissional?
Não importa qual espaço ou setor de atividade que você está inserido no mundo profissional, muito menos quais as responsabilidades lhe são destinadas. Em qualquer profissão que estamos exercendo, somos cobrados a todo momento por resultados satisfatórios, carregamos uma pressão que na maioria das vezes não conseguimos suportar, nossas cargas mentais simplesmente se esgotam.
Prova disso é o resultado da pesquisa divulgada em janeiro de 2017 pela Associação Internacional do Controle do Estresse, onde mostra que o brasileiro é o segundo mais estressado do mundo, ficando atrás somente dos japoneses, a pesquisa ainda aponta que 70% dos brasileiros culpam o trabalho por tanto estresse. Convenhamos que isso não chega a ser novidade, com uma economia frágil e disputas políticas que parecem não cessar, causam uma grande insegurança no Brasil, o que afasta os investimentos, fecham postos de trabalhos e consequentemente cai o consumo.
São muitos problemas para o brasileiro administrar, são forcas negativas e incertezas somadas ao medo do desemprego, a pressão dos chefes e do aumento das exigências das empresas, que trazem um desequilíbrio físico e emocional com resultados nefastos aos profissionais, e o pior, muitas vezes fazendo com que alguns confundam estresse com cansaço, porém isso é um sinal da necessidade dos profissionais buscarem alternativas para driblar os efeitos desse estresse que causa isolamento, mau humor, introspecção, problemas de pele, queda de cabelo, ansiedade, entre outros sintomas.
O mundo que somos convidados a viver exige cada vez mais que a capacidade humana seja aumentada para conviver com as pressões externas, como a nossa situação política e econômica, é importante também perceber outros fatores que estão afetando o seu melhor desempenho no trabalho e que consequentemente afetará sua vida pessoal como a família e amigos. É notório que a partir desses diagnósticos, a mudança de hábitos é inevitável, é preciso identificar as barreiras que limitam suas ações e aprender a evitar acúmulos desnecessários.
Os processos de coaching têm o objetivo de ajudar nessa missão, tem o propósito de levar as pessoas a refletirem através do autoconhecimento, entender o que precisa ser alterado, reorganizar suas atividades, fortalecer a autoestima, estabelecer metas reais e levar ao encontro de uma vida realizada e feliz. Você não precisa continuar preso naquilo que te incomoda, tome agora a decisão de mudar, não deixe que sua zona de conforto limite suas ações.
Paulo Casteli
É jornalista, professor de história, estudante de filosofia e produtor de conteúdo para a SerOQue.Com.Br buscando diminuir o estresse do mundo.