Qual o poder do QI? O famoso 'Quem Indica'.
Imagem by Pixabay

Qual o poder do QI? O famoso 'Quem Indica'.

Com a crise econômica e política que o Brasil vive nos últimos anos, ouço muitas pessoas falarem por aí que só se arruma emprego com indicação. Claramente o fator QI tem um grande poder na hora de encontrar o colaborador para uma vaga, mas, será que 'ser indicado' é o suficiente? Como ser um bom candidato?

Ao longo da minha breve carreira, tive a oportunidade de convidar amigos de faculdade, familiares, colegas, entre outras pessoas que fizeram parte da minha vida para participar de alguns projetos comigo. Ora, pode-se pensar então que, nesse processo, eliminei diversas pessoas em busca de recolocação. Entretanto, diante dos resultados, posso afirmar que as indicações me levaram a escolher o profissional certo para a vaga certa.

Montar uma equipe de trabalho é muito mais complicado do que parece. Não basta qualificação profissional. É necessário ter sinergia entre os colegas de trabalho. Outro ponto importante é que a personalidade do profissional deve refletir os valores da empresa e de suas responsabilidades. Desta forma, fica claro que é mais fácil identificar tais qualidades em alguém conhecido, do que em uma entrevista de emprego que, em muitas empresas, dura poucos minutos.

Obviamente, nem tudo são flores. Já vivenciei casos onde um profissional foi indicado sem possuir a menor qualificação, apenas por amizade. Mas, situações como essa não duram muito. Com um desempenho abaixo do esperado, fica fácil perceber que um erro foi cometido e, consequentemente, a imagem profissional de ambos fica manchada.

Então, se o profissional em busca de recolocação não tiver um bom networking, suas chances de encontrar uma vaga serão menores? Infelizmente, sim. A notícia boa é que sempre há tempo para ampliar sua rede de amigos.

Além disso, pequenas ações no dia a dia podem melhorar sua imagem profissional e mostrar que você é uma referência na sua área de atuação, como:

Se você estuda, demonstre interesse pelas matérias. Puxe a responsabilidade nos trabalhos em grupo e dê sempre o seu melhor. Seu colega de faculdade/escola hoje, pode ser a pessoa que te indicará para uma vaga no futuro.

  • Tenha excelência no trabalho. Um desempenho acima do esperado surpreende e o destaca dos demais. 
  • Utilize suas redes sociais para disseminar informações sobre seu segmento. Comente notícias, vídeos e demonstre sua expertise nesses assuntos. Quem não é visto, não é lembrado.
  • Mantenha sempre seu Linkedin atualizado. Acredite, o Linkedin é uma forma excelente de debater ideias, conhecer pessoas e compartilhar seu sucesso profissional.
  • Como diz a estória: “À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”. Demonstre que você é um bom profissional em todas as suas atitudes, afinal, nem todos te conhecem 100%.

Embora pareçam dicas simples, esses fatores foram e são essenciais quando preciso indicar alguém para uma vaga. A boa impressão que me deixaram na faculdade, a personalidade no dia a dia, a forma como falam sobre a área de marketing e comunicação... Tudo isso tem um peso enorme no valor do meu ‘QI’.

Tendo isso em mente, pode ter certeza que a recolocação profissional estará mais perto e, quem sabe, você também faça parte dessa rede de indicações!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bruno Paiva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos