Qual o potencial do design estratégico para o futuro do seu negócio?
A alta competitividade e complexidade dos negócios atualmente demanda soluções criativas, ágeis e inovadoras. Sendo assim, as empresas que têm o design como parte de sua estratégia corporativa apresentam uma maior performance.
Em muitas companhias, as tomadas de decisão são realizadas com base na estética ou intuição, e os tomadores de decisão não veem o problema inteiro, muitas vezes somente os de seus departamentos e responsabilidades, tendo consequências intencionais de suas escolhas.
A aplicação do design nas definições estratégicas contribuem por fornecer uma visão holística e integrativa, uma vez que é aplicada de forma a integrar uma complexa rede de relacionamentos envolvida: pessoas, organizações e processos, ajudando toda a equipe a buscar objetivos em comum, considerando vários pontos de vista.
Desta forma, o design estratégico se apresenta como a aplicação de princípios de design na co-criação das decisões estratégicas, orientadas para o futuro, com uma abordagem multidisciplinar de problemas complexos e internos relacionados. Ele leva em consideração os contextos culturais, sociais e ambientais em torno do que a organização oferece, com foco nos stakeholders e no consumidor final, e resulta em uma estratégia mais organizada, específica e alinhada com os objetivos do negócio.
A abordagem de design estratégico aciona diversos campos do conhecimento para a construção de futuros desejáveis, aumenta o alinhamento às necessidades reais dos clientes, o que facilita a proposição de soluções mais eficazes e criativas, e resulta em uma estratégia mais organizada, específica e alinhada com os objetivos do negócio.
Portanto, muito mais do que uma metodologia, o design estratégico é uma mentalidade, uma nova maneira de ver os desafios e oportunidades da empresa. Como consequência, para implementá-lo e começar a colher os seus frutos, é preciso mudar o mindset de toda a equipe, começando pelas lideranças.