Qual o ROI dos treinamentos que você já fez ao longo da sua carreira?
No ambiente corporativo, a área de RH e os líderes identificam os principais gaps de competência e organizam programas de desenvolvimento onde:
- O investimento é da empresa
- As pessoas são liberadas do seu trabalho para desenvolvimento de novas competências
- Normalmente são organizadas 2 ou 3 turmas de cada curso, dependendo do número de pessoas a serem treinadas
Por que as pessoas, quando convidadas, tendem a adiar e buscar as últimas turmas organizadas pela empresa?
Como sócia da Kienbaum e especialista da Academia de Líderes da Kienbaum, me arrisco a afirmar que valorizamos mais as nossas escolhas e nos comprometemos mais quando investimos diretamente no nosso desenvolvimento.
Precisamos aprender a valorizar o investimento que a empresa faz no desenvolvimento da nossa carreira e da nossa liderança e aproveitar mais cada oportunidade de treinamento proporcionada. Algumas razões para isso:
- Todo treinamento apresenta oportunidades de networking com pessoas de outras áreas e aprendizados novos da sua própria empresa
- O treinamento é uma oportunidade de exposição e, portanto, pode gerar novas oportunidades para acelerar sua carreira
Muito se fala sobre o ROI do investimento em desenvolvimento das pessoas na perspectiva da empresa. Eu sugiro a criação de um indicador que meça o VALOR real gerado para as pessoas. Um bom caminho para cálculo do ROI na perspectiva individual seria avaliar o crescimento na carreira após a realização de um programa de desenvolvimento - os bons programas devem acelerar as carreiras, bem como proporcionar maior realização das pessoas no trabalho.
Espero que na próxima turma, você esteja na 1ª turma e não na última turma do programa de desenvolvimento da liderança da sua empresa! E caso a sua empresa tenha cortado a verba de treinamento, não perca a oportunidade de investir na sua própria carreira! Conheça os novos programas da Academia de Líderes Kienbaum.