Qual o seu perfil profissional?
Você sabe qual é o seu perfil predominante e onde e porque ele pode ser útil para você? Procuro passar de uma maneira mais leve e sucinta o que são esses perfis e como podemos aproveitar isso a nosso favor.
Introdução
Nosso perfil comportamental pode ser definido por: executor, planejador, comunicador e analista. O primeiro ponto a entender aqui e a primeira dúvida que pode surgir é: Todos os perfis podem ser analistas, líderes, gerentes, diretores, presidentes, etc. Entendido isso, vamos ver qual a principal diferença entre esses perfis e o motivo de cada um deles ser tão importante para uma equipe.
Tipos de Perfis
Executor: Sabe aquela pessoa que adora colocar a mão na massa? Aquela pessoa que sempre quer fazer tudo muito rápido, priorizando sempre o resultado final e, as vezes, não olhando como chegou até lá? Aquela pessoa que é muito confiante no seu trabalho e também é muito competitiva com os outros colaboradores? Está aí o perfil do executor. Muito bom para tarefas que exijam dinamismo e confiança. Por ser uma pessoa enérgica, contagia o ambiente, tanto positivamente, quanto negativamente!
Esse perfil é ótimo para projetos e produtos curtos, que precisam de motivação rápida e precisam sempre estar dispostos e com confiança para atravessar os desafios com naturalidade. Além disso, são ótimos para forçar a equipe a trabalhar em um ritmo mais acelerado.
Planejador: Conhece aquela pessoa que planeja todo o seu dia, desde a hora que acordou até a hora de dormir? Sempre focado em planejar tudo o que está na sua volta, muito organizada e que adora rotina? Está sempre propensa a ajudar os outros, mas odeia reuniões de última hora ou correria para entregas? Está aí o perfil planejador. Muito bom para tarefas que exijam muito planejamento e detalhes. Por ser muito calmo e paciente, está sempre disposto a ajudar os outros e caminhar junto com todos por um time mais eficiente.
Esse perfil é fundamental para grandes equipes, com projetos/produtos e serviços com muitos detalhes e cronogramas que exijam atenção quanto a sua execução. Sempre pensam antes de executar e são ótimos para segurar a euforia e as vezes o descontrole da equipe.
Comunicador: Sabe aquela pessoa que quando chega no ambiente, todo mundo percebe? Que “fala pelos cotovelos”, que é sempre muito entusiasmada e positiva com as coisas e é muito fácil e agradável de conversar? Odeiam rotina e horários e normalmente querem saber tudo sobre tudo? Esse é o perfil comunicador. Muito bom para tarefas que exijam muita interação com pessoas, que precisam de motivação e que necessitem de muita conversa. Sempre muito otimista, gosta de novos desafios e precisa se sentir parte da equipe!
Esse perfil está sempre relacionado a pessoas. Por ser muito comunicativo e bom em conversas, é muito importante para equipes que precisam se manter motivadas e também para melhorar a confiança da equipe. Muito importante para manter a motivação da equipe lá no alto!
Analista: Sabe aquela pessoa que quando entra no ambiente, analisa desde a cor do chão até o que está pendurado no teto? Que é extremamente detalhista em tudo que faz, muito organizado e sempre muito crítica? Não gosta de correr riscos, gosta de rotina e sempre esperam que todas as tarefas estejam divididas e organizadas? Aí está o perfil de analista. Ótimo para identificar detalhes, principalmente para atividades que precisam de muita organização e que exijam muita disciplina.
Esse perfil é ótimo para equipes, produtos e projetos que necessitam de muitos detalhes, que precisam de regras para o andamento das atividades e que necessitam ver o produto/projeto/serviço finalizado de maneira natural. Esse perfil é ideal para conseguir todos os detalhes de uma atividade e é muito importante para qualquer equipe!
Alguns desses perfis podem andar juntos, são considerados perfis irmãos:
- Analista com Planejador e vice-versa;
- Executor com Comunicador e vice-versa.
São perfis que normalmente se complementam e se uma pessoa tem um perfil de um desses tipos, provavelmente terá alguma influência de seu irmão.
Outros, são considerados perfis primos e é bem mais difícil encontrarmos esses mesmos perfis igualmente predominantes em uma pessoa.
- Executor com Analista ou vice-versa;
- Comunicador com Planejador ou vice-versa.
Abaixo um quadro que define bem cada perfil e algumas de suas características.
Área de atuação
Existe uma preocupação nas pessoas e até um pouco de medo de identificarem o seu perfil e restringir a área de atuação. Isso não pode ser considerado uma verdade! Esse perfil identifica uma característica do indivíduo, o que não significa que essa pessoa não seja boa para uma determinada atividade.
Existem líderes em todos os perfis! Fazendo um breve relacionamento com o DISC, que é um passo antes desses perfis comportamentais, podemos ver ótimas pessoas, em áreas diferentes, que são líderes, gestores e muito influentes.
Nesse caso o “D” é o Executor, “I” o Comunicador, “S” o Planejador e “C” o analista.
Qual é o seu perfil?
Ainda um pouco ligado a preocupação de saber qual o nosso perfil, podemos ficar tranquilos em alguns pontos que podem surgir como dúvidas. Existem muitos e muitos testes na internet para saber qual o perfil. Algum utilizam a método DISC, alguns os que mencionei nesse artigo, alguns utilizam até animais (como lobos, águias, etc.). Todos tem o mesmo objetivo, mas o que acontece aqui é que também temos variações. Nossas variações. Claro que temos um perfil dominante mas, dependendo da atividade que exercemos, do momento da sua vida e até das pessoas que nos relacionamos, isso tende a mudar e pode haver uma distorção no teste. Não deem 100% de crédito a eles logo na primeira vez! Faça várias vezes, em épocas diferentes ou faça um desses testes mais completos, com a ajuda de empresas ou de profissionais qualificados.
É possível mudar o seu perfil?
Sim. É possível. Mas não é nada fácil. Tem os prós e contras dessa mudança. A parte boa é que as vezes é necessário mudarmos para nos adequarmos ao perfil que a empresa procura ou até mesmo ao perfil dos seus pares, superiores e equipe. A parte ruim dessa mudança é que ela não será natural, ou seja, provavelmente vai ser muito doloroso fazer essa mudança, já que estamos saindo da nossa área de conforto.
Sou um exemplo dessa tentativa de mudança. Já tive o perfil dominante de analista e executor. Mas devido as minhas escolhas durante a carreira profissional, algumas mudanças ocorreram. O analista perdeu lugar para o planejador e comunicador. Era necessário. Esse último perfil, ainda me esforço muito para sair naturalmente. Mas com muito treino e perseverança, com certeza isso é possível!
Finalizando ...
Acredito que não exista um perfil ideal e ninguém tem apenas um perfil 100% dominante, apenas somos predominantemente um deles!
Mas com certeza temos que ter um pouco de cada um. E o melhor de tudo isso, é saber utilizá-los nos momentos certos. Isso pode fazer uma grande diferença em sua carreira profissional e até mesmo na sua vida.
Tente exercitar isso algumas vezes: Se tem um perfil executor, pare para pensar antes de sair fazendo; se tem um perfil planejador, tente agir por impulso algumas vezes; se tem um perfil comunicador, tente prestar mais atenção e ouvir mais; se tem um perfil analista, esqueça dos detalhes por alguns minutos.
É possível? Sim. Mas ninguém disse que seria fácil, certo?
Sou coordenador de uma equipe multifuncional na empresa 7COMm. Focado em utilizar o perfil das pessoas para realizar as tarefas e trabalhos necessários da melhor maneira possível: incentivando, motivando e principalmente, se relacionando com os colaboradores.
Coordenador de Manufatura | Liderança | Coordenação | Supervisão | Gerência de Pessoas das áreas de Produção | Qualidade | Extrusão
7 aIsso é muito bom, abrir um pouco nossa mente. As vezes estamos abitolado em só perfil
Coordenador de Manufatura | Liderança | Coordenação | Supervisão | Gerência de Pessoas das áreas de Produção | Qualidade | Extrusão
7 aMuito bom artigo 👏👏👍👍
Consultor TI | SA | Sinacor Cloud | B3
7 aEu também quando precisei mudar o perfil, sofri. Com perfil CSI/D na epoca que trabalhei com liderança e depois precisei trazer características de D e não deixar tão evidente algumas de I para um outro projeto como consultor. Mas é muito desafiador entendermos o comportamento e afinidades de cada perfil. E o melhor de tudo, é até onde o Disc pode nos levar para construção de equipes, que atinge seu melhor trabalhando com equilibrio.
Scrum Master na Grupo Sifra
7 aMuito bom o seu artigo, Liez. Enquanto eu estava lendo, fiquei pensando no quanto é bom haver diversidade de perfis no mesmo projeto. As engrenagens se encaixam e o trabalho se harmoniza. Todos ganham com a experiência e o aprendizado lidando com pessoas com perfis complementares ou mesmo antagônicos.