Qual o seu propósito?
Você já parou para pensar qual é o seu papel neste mundão very crazy?
Quando éramos crianças vivíamos atormentando os nossos pais com os famosos “por quês?”. Ao nos tornarmos adultos, entramos no piloto automático, esquecemos dos questionamentos e acabamos nos conformando com a vida.
Porém, para mim a vida é muito mais que trabalhar de segunda a sexta, ir para academia, encontrar o amor da sua vida, casar, ter filhos e morrer.
Chegamos em tempos que não dá mais para viver sem um propósito, hoje para ingressar em algumas universidades dos USA, como a Singularity University no Vale do Silício, os pré quesitos básicos como faculdade, MBA, etc, etc… estão sendo deixado de lado, porque o que realmente importa para entrar lá é ter um propósito de vida.
E ai te pergunto, você já parou para pensar qual é o seu propósito de vida? O que você está fazendo aqui? O que você tem feito para mudar o mundo no qual vive?
São perguntas difíceis de responder, sei bem, são poucas pessoas na qual tem uma resposta. Dormir e acordar todos os dias sem objetivo, sem tesão na vida, sem brilho no olhar, não tem graça, mas quando se encontra um propósito a vida passa ter mais sentindo.
Propósito tem haver em inspirar ou ajudar outras pessoas através de algo que nos realize plenamente. O seu propósito de alguma maneira irá influenciar, além de você, sua família, os seus amigos, as pessoas com as quais convive e quem sabe até mesmo toda a humanidade.
Como diria Cheshire, o gato da Alice no Pais Das Maravilhas: “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Sabemos que no fundo não serve, não adianta dançar conforme a música, chega uma hora que cansa. Por isso, ao descobrir o seu propósito ele irá lhe ajudar no direcionamento da sua vida.
Mas infelizmente, ele não vai cair no seu colo enquanto você estiver assistindo Netflix no seu sofá, é necessário querer encontra-lo e movimentar a energia do universo para que ele chegue até você.
O primeiro passo é se conhecer.
A principal maneira de encontrar o seu propósito é se aventurar no autoconhecimento, através de terapia, coaching e cursos de desenvolvimento pessoal com profissionais qualificados, bem preparados e responsáveis. O investimento financeiro para o autoconhecimento é respectivamente alto, mas vale super a pena, é como investir na viagem dos sonhos só que para dentro de si mesmo, talvez você não encontro coisas bonitas, mas assim como toda viagem, existem os lugares feios e bonitos para visitar. A escolha e a coragem para embarcar nesta aventura é totalmente sua.
Mas caso no momento não esteja preparado financeiramente para este incrível investimento, existem outras opções, como livros, conversar com pessoas e principalmente a nossa amiga de todos os dias: a internet. Pare de usar ela somente para entrar no Facebook ou Instagram e stalkear a vida dos outros ou se frustrar porque a vida do coleguinha é mais legal que a sua. Use a internet com sabedoria, no Youtube você encontra diversas pessoas falando sobre autoconhecimento, propósito e demais assuntos e o mais legal é que o conteúdo está disponível GRATUITAMENTE.
Portanto, chega de desculpa e dizer que não tem dinheiro. Ok?!
O que você quer ser quando crescer?
Escutamos esta pergunta desde de criança, e geralmente tínhamos a resposta na ponta da língua, do tipo, quero ser médico, bailarina, bombeiro, presidente, advogado, professora ou rock star de um banda. Enfim, existem diversas profissões, não sei o que você queria ser quando crescer, mas faça esta mesma pergunta para o adulto que você é hoje.
Subestimamos as crianças, porque elas não tem experiência de vida e maturidade, mas elas sabem o que querem, te garanto mais do que você o “adulto” de hoje, cheio de experiências e crenças limitantes.
A sua criança é sua essência pura, resgate ela dentro de você, olhe suas fotos, pergunte para criança que mora ai dentro o que ela queria ser quando crescesse? É um ótimo exercício para ajudar a encontrar o seu propósito de vida.
Quais são os seus talentos?
Todo mundo é bom em alguma coisa seja fotografar, cozinhar, cuidar de crianças, dançar, cantar, escrever, tocar instrumento, falar com pessoas, bom com números, enfim, existe uma infinidade de talentos dentro de você. Liste todos eles e descubra o que mais te da prazer, brilho nos olhos, motivação, alegria e que irá fazer você se sentir útil para o mundo.
Como você pode contribuir com a humanidade com os seus talentos?
Reflita o que a humanidade precisa e pense como seu talento pode influenciar a construir um mundo melhor. Descobrir o seu propósito, nada mais é do que dar um sentido na sua vida, entendendo melhor quem você é, oferecendo algo de bom para a si e ao mundo.
Somos 100% responsáveis pela co-criação do mundo onde queremos viver, não da pra ficar esperando os políticos fazerem alguma coisa. Seja a mudança que você quer ver no mundo, mesmo que seja com atitudes simples do seu dia a dia. Cada ser humano tem um papel importante no universo, você não esta aqui a toa, a vida passa muito rápido e não sabemos o que pode acontecer amanhã, por isso faça valer a pena a sua passagem por aqui.
— — — — —
Oi, Fico feliz que tenha chegado até aqui! :)
Então, deixa eu me apresentar.
Me chamo Isabella (mas pode me chamar de Isa), sou curitibana, mente inquieta, estudante de escrita criativa, aspirante a escritora e produtora de conteúdo. Sou uma observadora do comportamento humano e de como as pessoas se relacionam entre elas, com o mundo e com si mesmas. Adoro transformar as minhas experiências de vida em textos, por isso, escrevo para guardar lembranças, aliviar o pensamento e aquietar o coração. Para mim palavras tem poder, quando estão juntas elas geram pensamento que são transformados em ação. Gosto de um bom papo e de me relacionar com as pessoas. Acredito que ninguém entra na nossa vida em vão e que tudo é aprendizado para que possamos evoluir como seres humanos. Para mim a felicidade não uma constância, mas sim, um estado de espírito.
Este texto foi originalmente publicado no medium.com/isabella-quartarolli