Qual a relação entre taxa de juros e Fundos Imobiliários?
A taxa básica de juros – Selic - é um importante termômetro da economia. Por isso, muitas vezes ela dita a direção do mercado financeiro. Prever os seus rumos, entretanto, é um desafio.
Com a tendência do Banco Central em efetuar um decréscimo da taxa Selic nos próximos meses, a Selic mais baixa poderá atrair mais investidores para a bolsa de valores, já que muitos investimentos de renda fixa perderão a sua atratividade.
Mas com os Fundos Imobiliários serão beneficiados?
Em primeiro lugar, é importante entender o que são os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Estamos falando de fundos do segmento imobiliário negociados na bolsa de valores. Ou seja, são a junção de recursos investidos pelos cotistas destinados à aplicação em ativos do mercado imobiliário. Quem administra um FII é uma instituição financeira ou um gestor, responsável por constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores por meio da venda de cotas.
Ao investir em um FII, o investidor consegue aplicar seus recursos em ativos relacionados ao mercado imobiliário sem precisar comprar um imóvel físico. Além disso, não é preciso desembolsar um grande valor de um imóvel real para isso. Existem, hoje, na B3, fundos imobiliários com cotas custando, aproximadamente na casa dos R$ 10,00 e com rendimento mensal em torno de 1%.
Quem investe em FIIs ainda possui a vantagem da diversificação. É possível ter renda de diferentes segmentos de ativos do mercado imobiliário, como shopping centers, galpões logísticos, residências, créditos de recebíveis imobiliários (CRI) e nos últimos dois anos em Fiagros (FII voltados para o investimento no mercado de CRA – crédito de recebíveis do agronegócio) entre outros, sem ficar preso a um só setor deste mercado.
Agora é o momento de investir num segmento financeiro, que poderá render bons rendimentos e de valorização do patrimônio nos próximos meses.
Recomendados pelo LinkedIn
Fontes para consulta:
Corretoras para investir em fundos imobiliários: