QUAL SABOTADOR TEM ATRAPALHADO A SUA VIDA?
Fracasso é um estado de espírito, sucesso é um estado de AÇÃO!
Vocês descobriram no artigo anterior o que são os sabotadores mentais e como eles podem influenciar o seu desempenho. Nesse artigo vamos listar cada um dos 10 sabotadores e falar um pouco mais sobre cada um deles.
O CRÍTICO:
Esse é um sabotador universal, todo mundo tem ele. É conhecido como a voz da razão, é o sabotador que tem mais influência na vida das pessoas, pois ele faz com que a pessoa fique encontrando defeito em TUDO, em si, nos outros, nas situações do dia a dia. A vida se torna bem negativa e estressante com a atuação desse sabotador. Quando você minimiza esse sabotador você diminui o impacto de todos os outros em sua vida.
O INSISTENTE:
Esse sabotador é muito perfeccionista. Quer ver ordem e perfeição em tudo,isso pode ser um problema. ter as coisas organizadas é realmente muito bom, mas muitas vezes o vendedor deixa de cumprir prazos, bater as metas ou de ter um bom desempenho porque está muito preocupado que tudo saia perfeito. Na vida nós temos imprevistos e nem sempre tudo sai como planejamos o tempo todo, é inevitável quem tem esse sabotador muito forte sente a todo momento frustração e ansiedade.
O PRESTATIVO:
Esse sabotador quer aceitação a todo momento. Ele faz com que o indivíduo agrade, elogie e ajude constantemente outras pessoas com o objetivo inconsciente de ter algum tipo de retorno emocional (receber afeto, ser aceito, reconhecido). Esse comportamento faz com que pessoa perca de vista as suas próprias necessidades dizendo sim para ajudar os outros a todo momento e deixando suas próprias atividades de lado, ficando sobrecarregado para realizar suas tarefas. O problema é que não dá para agradar todo mundo o tempo todo, e nem todo mundo retribui os gestos realizados pelo prestativo o que deixa a pessoa que tem esse sabotador com um sentimento de frustração e ingratidão.
O HIPER- REALIZADOR:
Para buscar respeito e validação própria essa pessoa acredita que precisa ter sempre um desempenho excelente em tudo e necessita de realizações constantes. Geralmente se cobra muito, e tem tendência a ser um workaholic (viciado em trabalho). Esse indivíduo sente que precisa estar envolvido em atividades que vão gerar resultados e acha que os relacionamentos e as necessidades emocionais são menos importantes, sendo deixadas para depois na maioria das vezes. Como desculpa ele afirma para si “neste momento tenho algo mais importante para fazer”. Esse comportamento impacta diretamente os relacionamentos e a saúde emocional de quem tem o hiper realizador como sabotador.
O HIPER-RACIONAL:
Considerado uma pessoa fria e distante, coloca a racionalidade acima de tudo. Alimentado por uma forte impaciência em relação a emoções alheias, se sente indiferente e tem pouca consideração pelo que o outro sente porque para ele tudo tem um argumento e uma explicação racional. É muito inflexível nos relacionamentos pessoais e profissionais causando um certo desequilíbrio e problemas nas relações. A capacidade de exercer a empatia é um grande desafio para quem possui esse sabotador.
O HIPER-VIGILANTE:
Geralmente apresenta ansiedade e fica em estado de alerta constantemente. Está sempre ligado ao perigos que o cercam e tudo que pode vir a dar errado. Este estado de vigília contínua, o deixa muito sobrecarregado e estressado desconfiando do que os outros estão fazendo e com dúvidas crônicas sobre si e os outros. Sempre está com a expectativa de que as pessoas vão estragar tudo. Pode procurar tranquilidade e orientação em procedimentos, regras, autoridades e instituições.
O INQUIETO:
Nunca está satisfeito com o que está fazendo, está em busca constante de emoções maiores, o que atrapalha o sentimento de paz e alegria que poderiam ser vividos no presente. Quando esse sabotador está ativo o indivíduo fica pulando de atividade em atividade o tempo inteiro para sentir prazer e não se sentir desconfortável. Essas atitudes prejudicam o seu desempenho, impactando no resultado das tarefas que não foram terminadas. Tem dificuldade de foco e concentração, por isso está sempre disperso. O inquieto não está atoa, ao contrário ele está sempre se mantendo ocupado com atividades que nem sempre são ideais para seus objetivos.
O ESQUIVO:
Esse é o famoso procrastinador, concentrando-se somente nas atividades mais prazerosas sempre adiando as tarefas que exigem mais de si. Isso resulta em um combo de tarefas urgentes e difíceis de serem realizadas em curto espaço de tempo, provocando atrasos na conclusão de atividades, o que o deixa estressado e sobrecarregado. Perde-se em rotinas e hábitos reconfortantes.
O CONTROLADOR:
Apresenta um estilo de assumir o comando das situações, e geralmente é proativo buscando tomar todas as decisões. Quer controlar tudo e todos, e caso as outras pessoas não façam as coisas do seu jeito ele fica impaciente podendo ser bem ríspido e grosseiro. Esse sabotador atrapalha muito os relacionamentos. As pessoas ficam ressentidas com o jeito durão, mandão e inflexível que o controlador manifesta, esse comportamento impede que os outros exercitem e desenvolvam todo o seu potencial expondo suas ideias.A mentira dele é: Eu preciso controlar a situação para extrair os melhores resultados das pessoas e de mim.
A VÍTIMA:
Para ganhar atenção e afeto dos outros a vítima é temperamental e emotiva em muitas situações. Geralmente valoriza sentimentos ao extremo, têm uma tendência a mártir, sempre tendo um caso triste e uma história de piedade para contar. Gosta de chamar atenção se fazendo de vítima da vida, das circunstâncias e dos outros o tempo todo. Não sabe receber feedback e foge da autorresponsabilidade. Seu comportamento dramático, negativo e muitas vezes mal humorado incomoda quem está ao seu redor gerando um afastamento.
Esses sabotadores são padrões mentais inconscientes, ninguém age dessa forma porque quer, foi uma estratégia de sobrevivência emocional que surgiu na infância para ajudar a encarar situações difíceis. Por isso conhecer esse sabotadores é de extrema importância, somente com a percepção deles você será capaz de minimizar os efeitos negativos na sua vida.
Hélica Arruda, palestrante e master trainer