Qual seu estado desejado?
O que você está fazendo hoje está alinhado com o seu propósito de vida? As atitudes não têm sentido em si mesmas, e sim quando são expressões do ser, alinhadas com uma razão para viver. Quanto custa para você viver longe do que faz arder seu coração?
Existem pessoas que não sabem o que querem e fazem o que lhes pedem, estão mergulhados em justificativas interiores para não viverem seu propósito, são como motoristas presos em um engarrafamento sem um GPS, chegando a lugar nenhum. Muitas vezes estes indivíduos andam ocupados em encontrar justificativas para não se frustrarem, esquecendo-se de que os incômodos interiores vêm de distorções dos próprios pensamentos.
Ter conhecimento dos problemas não é o suficiente. Não se pode saciar a fome apenas segurando um cardápio de um bom restaurante. Além de ter capacidade, é preciso utilizá-la nos momentos propícios. Você já se perguntou, sem se esquivar, qual é o seu estado desejado? O que verdadeiramente você gostaria de viver? Muitas vezes a falta de um modelo de autopercepção impossibilita a avaliação imparcial dos comportamentos que realmente precisam ser melhorados para que você caminhe rumo ao Estado Desejado.
Objetivos podem ser estados desejados. Talvez, seja possível considerar que a arte de saber estabelecer objetivos claros consiste basicamente em definir de forma específica e mensurável o que de fato queremos. Quando isso acontece, permitimos a nossa mente procurar por possibilidades de realização que tornam provável obter o que se quer.
Não é incomum que as pessoas digam que não sonham mais. Algumas dizem que já sonharam, se frustraram e hoje preferem aproveitar todo o seu potencial para ajudar com seu trabalho, que outros realizem seus sonhos como se não fossem importantes. Isso lhe parece razoável? Para se concretizar sonhos é preciso reconhecer que tem um, e ao aparecer uma oportunidade, também é preciso estar preparado. Quem aprende a estabelecer objetivos claros, traça ações possíveis que tornam a caminhada para o alcance dos resultados uma missão. A diferença entre fracasso e sucesso, está na capacidade de escolher o que quer, traçar objetivos e colher os resultados desejados.
Objetivo, de um modo geral, é algo concreto mas por detrás dele, há um valor, um proposito. Muitas vezes o tamanho do seu problema é exatamente a distância entre o estado em que se encontra agora e o tão sonhado estado atual. Fazer essa distinção é fundamental para se ter a medida da estrada que deverá ser percorrida. Inúmeras pessoas não sabem bem o que querem, direcionam sua vida para trabalhos sem propósito, relacionamentos sem amor, sexo sem intimidade e ficam a mercê dos outros: da modas, da sociedade, do consumo ou qualquer outro elemento que possa servir de justificativa para não sair da zona de conforto que criou. Alguns ainda se dizem estar infelizes com o casamento, com os filhos e até com Deus, mergulhados na ignorância de si mesmos.
Como resolver isso? O caminho mais curto é literalmente o de pensar no que se quer e não no que não se quer. Caminhar em direção ao objetivo não é fugir de algo que quer se livrar. Quando alguém traça objetivos de se livrar de alguma coisa, sua atenção e energia estão destinadas a vivenciar problemas, pois não sabe como substituí-lo por outro. É mais fácil substituir uma pratica do que abandoná-la, menos difícil substituir um vicio que deixá-lo. Formular um objetivo de maneira assertiva é caminha em direção a... saber aquilo que se quer.
Muitas pessoas traçam objetivos em relação ao outro, e não a si mesmo. Querer que o outro melhore, que o outro seja capaz, que o outro corresponda. Talvez as perguntas mais poderosas a serem feitas sejam: - O que eu preciso fazer? Como devo me comportar? Que atitudes devo ter daqui para frente? Quando o objetivo depende basicamente de outras pessoas, não são bem formulados. Afinal, os outros têm os seus próprios objetivos e não estão no mundo para satisfazer nossas expectativas. Dessa forma, torna-se preciso concentrar-se naquilo que satisfaz suas necessidades ao invés de esperar que alguém apareça para ajudar.
Todo objetivo é alicerçado por um valor, ou seja, um ganho que se terá ao alcançá-lo. Uma vida sem objetivos perde o sentido e a importância. Para contribuir com uma busca tão nobre, quanto a de encontrar o seu estado desejado, descreva seu objetivo e viva o seu sonho:
- O que você quer ou deseja alcançar?
- Qual será sua primeira atitude?
- O que esse objetivo lhe obrigará a fazer?
Autor
Trainer | Coach | Consultor Seis Sigma
Luiz Monte Santos é um COACH, TRAINER, ESPECIALISTA/consultor blackbelt área de LEAN SEIS SIGMA, ANALISTA PERFIL COMPORTAMENTAL (Disc) e um apaixonado pelo Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas.
Se você tiver interessou pelo assunto, e queira saber mais sobre meu trabalho como Coach, Palestrante, Analista Comportamental ou Consultoria Seis Sigma; Talvez tenha interesse em solicitar um orçamento ou fazer uma sessão inicial de Coaching GRATUITA e sem compromisso, me liga ou me manda uma mensagem no Whats-App: 85 9 9114-3161
Contatos do autor
(85) 9 9114 3161
E-mail: luizmontesanto@hotmail.com
Referências
Crenças. Dilts, Robert B. São Paulo. Ed.Summus, 1993
A Conquista do autoconhecimento: Programação Neurolinguistica. 2a ed./Magui Guirmaraes- Fortaleza: Premius, 2016.