Qual seu nível de inteligência emocional?

Qual seu nível de inteligência emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de identificar, entender, utilizar e administrar emoções de forma eficiente e positiva. Habilidade fundamental para ter sucesso profissional, ela pode ser desenvolvida com a prática.

Pessoas com altos níveis de inteligência emocional conseguem criar e manter relacionamentos significativos, lidar com as situações difíceis de forma calma e eficiente e são bem mais resilientes frente às adversidades. Por isso, este é um traço indispensável para obter sucesso na carreira.

Daniel Goleman, conhecido como o pai da Inteligencia Emocional, relata que não existe correlação entre ela e o QI, pois eles são controlados por diferentes partes do cérebro. Enquanto o QI não é capaz de mudar significativamente ao longo da vida, a Inteligência Emocional pode evoluir e aumentar, e alguns hábitos podem ajudar a desenvolver esse tipo de inteligência.

Goleman ressalta que o controle das emoções é um fator essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo. Porém, ele adverte que devemos buscar controlar apenas às emoções estressantes e incapacitantes, pois sentir emoções é o que torna nossa vida rica.

Diversos estudos mostraram que tê-la aumenta o sucesso na carreira, o potencial empreendedoraptidão para liderança, a saúde, a satisfação com os relacionamentos, o humor e a felicidade no geral.

Mesmo que a capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções e dos outros seja influenciada por experiências anteriores e até pela genética, é possível aumentar seu nível de inteligência emocional com prática e treinamentos.

O psicólogo Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional (1995) e de outras obras prestigiadas sobre o tema, desenvolveu uma estrutura de cinco pilares que são sua base:

  • Autoconsciência – capacidade de reconhecer as próprias emoções
  • Autorregulação – capacidade de lidar com as próprias emoções
  • Automotivação – capacidade de se motivar e de se manter motivado
  • Empatia – capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros
  • Habilidades sociais – conjunto de capacidades envolvidas na interação social

Com base nestes fundamentos, estou disponibilizando uma ferramenta gratuita, que vai te ajudar a descobrir o seu nível de inteligência emocional, além de como você pode desenvolvê-lo ainda mais. Esse Teste de QE é baseado na metodologia do psicólogo Daniel Goleman, adaptado a um contexto profissional brasileiro.

Faz o teste (clique em aqui) e depois compartilha comigo o seu resultado e o que você vai fazer para desenvolvê-lo.

Um forte abraço!

Elaine Soares

Assistente técnico na Vivo (Telefônica Brasil)

5 a

Gostei do teste, o resultado foram 73 pontos... mais do que eu esperava, mas sem dúvida me fez aprender algo mais sobre mim.

Mayko Rechi de Oliveira

Analista comercial - (trade e commodities)

5 a

Olha Noeli Glese depois de quase 3 anos sofrendo com cortes, pressões por melhorias, corte de gastos, atrasos de salários, e duas demissões da mesma empresa, a minha inteligência emocional não está boa, está excelente hahaha e só vem crescendo com as dificuldades da vida, a resiliência bruta.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos