Qual a sua identidade?
Em toda a minha trajetória, eu sempre me questionei sobre quem eu era e quem eu gostaria de ser. Essas duas perguntas na maioria das vezes me norteavam sobre algumas situações, mas por vezes estas me fizeram ter ainda mais dúvidas. O ser humano, como “eterno insatisfeito”, está em busca constante da sua verdadeira identidade. A pergunta: “Quem Sou Eu? ”. Surge frequentemente ao longo da nossa vida, e com maior intensidade após os 30 anos de idade.
Muitas vezes quando alguém nos pergunta quem nós somos, é de costume responder dizendo coisas como: “ Ah eu sou empresária”, ou “ Ah eu sou alguém que ama ser mãe”. E embora estas definições também façam parte de quem você é, nossa identidade vai muito além da nossa atividade profissional, da carreira ou da família. Pois estas são reflexos de quem você é, e não o contrário.
Por isso, se faz muito importante ter a noção exata de sua identidade. Difícil né? Mas essencial. Me diga, se nossas escolhas são reflexos de quem nós somos, como podemos tomar decisões sem ter uma definição sobre si mesmo?.
É claro que ao longo da vida ocorrem muitas mudanças. As pessoas nascem e morrem com o mesmo nome e DNA, mas nunca como a mesma pessoa.
Então me diga, quem é você?
Portanto a busca por saber quem você é, deve ser incessante. Mas não é por isso que ela deve ser cansativa. Esse auto olhar para dentro de si, certamente deve vir acompanhado de uma crítica interna. Mas também de muito cuidado e respeito por quem você foi até agora.
Acredito que durante os primeiros anos de vida, a nossa essência manifesta-se de forma constante e com toda a força. Nessa época não existe preocupação com as opiniões alheias, preconceitos ou convenções sociais, por isso te convido a fazer uma reflexão e se perguntar: Quem você era quando criança? O seu eu do passado se orgulharia de quem você se tornou? E por fim, você se orgulha de quem é?
Penso que através desses questionamentos seja possível ter um parâmetro para começar a se descobrir. Por isso meu conselho é que você sempre tenha em mente tudo o que já passou, e o que ainda precisa mudar. Tenha a consciência de que a definição de quem você é deve ser base para formulação de suas próximas metas. Nós somos maiores do que nossas conquistas, pois por trás delas existe um ser humano com um enorme potencial que só precisa ser investido corretamente. Espero ter ajudado na reflexão, e Bora Fazer Valer a Pena essa jornada pela nossa identidade.