A qualidade é irmã do querer-querer. Já o tanto faz é primo do tanto fez!
As pessoas possuem visões diferentes para cada setor da vida. Ao longo de nossa trajetória pessoal, passamos por experiências que modificam nossas atitudes e conceitos, nossos gostos e motivações.
Fique atento! São as experiências negativas em campos pessoais e particulares que afetam nosso rendimento profissional.
A total sintonia do colaborador com os interesses da empresa é fundamental para o crescimento de ambos, pois existe uma relação de "dependência" entre eles. Um funcionário não comprometido com o trabalho prejudica a própria imagem e atrapalha o alcance das metas organizacionais.
Entendendo que limitações e inabilidades existem, entra em cena neste momento o "querer-querer".
Ele é como um forte pensar que se importa. Quer tanto que transcende os níveis do que chamamos de "tanto faz, tanto fez." Nisto, estamos falando de comportamento.
Nas organizações, cada vez mais a palavra comportamento faz parte dos planejamentos de qualidade. Supervisores e gerentes devem não só dizer, como fazer, para influenciar o comportamento dos colaboradores que são solicitados a fornecer resultados de alta qualidade. Você pode não encontrar esse profissional pronto, mas pode inspirá-lo a encontrar o seu "querer-querer."
Seu comportamento é um elemento fundamental na produção de um produto ou serviço de alta qualidade. E não esqueça: Você sempre estará sendo visto. O modo como você se comporta diz o grau do "querer-querer", assim como o nível do seu "tanto faz".
Importe-se! Seja gente saudável, profissional excelente. Implemente uma iniciativa mental de melhoria da sua qualidade e alcance metas desejadas, mantendo os resultados conquistados.
Saudoso Abraço,
Alex Cavalcante