Quando é hora de procurar ajuda?
Transtornos mentais nem sempre mostram sintomas físicos evidentes. não depende de raça idade classe social opção sexual nem religião. é fundamental se conhecer saber quando algo não vai bem e buscar ajuda promovendo assim uma melhora na saúde física e mental.
Segundo a OMS o número de classificações de doença mental aumentou alterações de comportamento que não eram vistas como transtornos mentais passaram a ser reconhecidas como tal, um exemplo disso é o transtorno do pânico.
O que é um transtorno mental?
Vamos pensar que nosso cérebro possui estruturas responsáveis por várias atividades do nosso corpo.
De forma simples transtornos mentais são alterações na cognição, memória, atenção, no controle emocional ou no comportamento de uma pessoa.
Geralmente são ocasionados por uma disfunção significativa dos processos biológicos, psicológicos e/ou de desenvolvimento, relacionados ao funcionamento mental.
É doença? Tem cura?
É difícil falar sobre transtornos mentais como doença, por que além da falta de consenso entre profissionais também é desconhecida origens e todos os processos de alguns destes transtornos.
Porém podemos citar como doença a depressão por exemplo que é previsto um bom controle do quadro se tratando corretamente e inclusive com paciência.
A questão da palavra cura já complica um pouco mais visto que pode haver recaídas mesmo após a remissão dos sintomas deixa os transtornos mentais por isso torna-se importante o acompanhamento com profissionais durante o tratamento e após.
E então, quando procurar ajuda?
Se você ou alguém que conheça vem apresentando descontrole emocional ou tendo comportamentos que prejudicam a sua vida social há um tempo é bom que busca um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação.
É importante que sejam levantadas todas as hipóteses fisiológicas e descartadas para que se pense em um transtorno mental de ordem psicológica. por isso a importância de uma boa avaliação psicológica, ou psicodiagnóstico, e exames que um psiquiatra pode requerer.
Caso não esteja se sentindo bem consigo mesma já poderia ser interessante buscar uma terapia visão retomar um bem-estar pessoal mental e social.
Achou este texto útil? Compartilhe para informar mais pessoas!
Relações Institucionais | Terceiro Setor | Impacto Social | Causa Animal
5 aInfelizmente nesse mundo competitivo é tão comum vermos tantos transtornos ao mesmo tempo e em tantas pessoas. Precisamos falar disso! Autoconhecimento e ajuda são sempre necessários. Parabéns pelo texto.