Quando pensar em desistir da aviação, lembre-se de quando era criança.
Você que está lendo esse artigo...lembra como nasceu essa paixão por aviação? Eu me lembro exatamente o dia em que vi pela primeira vez um avião.
Era um Fokker 100 da TAM que avistei decolando do Aeroporto de Congonhas (SP) pela janela do transporte público que meus pais pegaram a fim de chegar a um compromisso no centro da cidade . No momento em que aquela aeronave passou pela cabeceira 17R acendeu uma fagulha, ou melhor “fui picado pele mosquito da aviação” como falamos nesse ramo.
Eu morava na região do Pedreira, Zona Sul de São Paulo, eu lembro que pegava folhas de isopor para fazer os Fokker para brincar, pintava eles com guache, uma tinta à base de água semelhante à aquarela, ah... e o trem de pouso eram palitos de fósforos (risos).
Já no colegial, eu matava aula para ir ao aeroporto de CGH ver os aviões (minha mãe não sabe disso, a não ser que ela leia o artigo) mas isso pouco importa, eu era um bom aluno até. Eu pegava um ónibus público chamado Largo São Francisco, descia na parada bem em baixo da passarela em frente ao terminal de embarque e ia correndo até um restaurante, lá era possível ver a movimentação na pista.
Nesse restaurante, conheci uma comissária da TAM (não é propaganda para a LATAM, ok?) só sei que, ela me observou por um tempo até puxar conversa, resumindo, ela me deu um broche que guardo até hoje. Voltei pra casa no ônibus das 18 horas abarrotado de gente com a vontade de fazer parte daquilo um dia.
Com 18 anos, eu queria ser piloto, meus pais não tinham dinheiro para tal...muito menos eu, então pensei: vou fazer o curso de comissário e encantar as pessoas como aquela aeromoça me encantou. Mas infelizmente, o HASP não me deu o CCF por achar que eu era imaturo, meu primeiro não na vida.
Então, fui estudar manutenção de aeronaves e deu certo, entrei na aviação finalmente! Primeiro como estagiário na VASP, que em troca de experiência ganhava um bandejão (foi ótimo, podia repetir). Depois passei para a Líder Táxi Aéreo e GOL Linhas Aéreas.
Então, retomei meus estudos, Bacharel em Aviação Civil e finalmente o curso de Comissário, peguei o CMA e passei na ANAC. AGORA VAI BRASIL!!!!
Bati na porta da Azul, “Oi tudo bem? Eu quero ser seu comissário...” não, volte daqui um ano” ela disse. Então tá, vou tentar migrar na GOL né “Oi tudo bem? Eu quero ser seu comissário...” “Não, você é muito técnico, precisamos de você na manutenção” respondeu. Passou um ano e voltei na Azul, ganhei um não novamente.
Então recebi uma proposta da Avianca Brasil, em uma área dentro da manutenção chamado MCC, aceitei obvio, o salário era magnifico, com ele eu poderia finalmente fazer as horas de voo.Bom, eu não preciso comentar o tamanho do não que nós da Avianca Brasil recebemos ultimamente. Da vontade de desistir (lagrimas nos olhos).
Hoje moro em Moema, vejo todos os dias aviões decolando e pousando. Quando o sentimento de desistência aparece... resgato a minha criança interior e o Fokker 100 daquele dia, é nessa hora que o “Gregzinho, fia da mãe” acende de volta a poderosa chama da paixão pela aviação.
Bem sabemos quão difícil será essa fase, mas quando pensar em desistir... lembre-se de quando era criança.
Agente de Aeroporto na LATAM Airlines
5 aO amor pela aviação e fascinante, onde descobrimos como é bom fazer parte de vários momentos, desde receber o cliente no portão de embarque, ou quando estão em assentos separados e procuramos ajudá-los, e em dias de chuva oferecêssemos guarda-chuvas quando a aeronave está no pátio remoto, depois você repara que a chuva te molhou e depois logo após varias tarefas esta seco, na aviação você voa junto com aqueles que você atendeu, no seu atendimento quem te viu leva seu sorriso, os que não te viram levam o cuidado que você teve com ele, ao receber sua bagagem integra e sua chegada no horário, o importante é sempre fazer o melhor, e o sim poderá vir se for da vontade de Deus, quando se ama na aviação e quando você vê a aeronave no táxi indo para pista ou chegando, sua alegria esta em atender bem, recepcionar como se fosse pra ti mesmo, e estão você sabe e sente que está imerso na aviação, e faz parte de você, voar junto aos que eu atendi e amar e servir com carinho, e o sucesso vem sem demora.
Analista de Trade Marketing | MSC Cruises
5 aLendo os comentários vejo como tem pessoas parecidas comigo, na mesma situação. Tenho paixão por aviões, viagens e tudo que envolve isso. Me formei em turismo mas queria mesmo ser comissária. Desisti porq falavam que eu não tinha estatura. Minha primeira entrevista de emprego foi para trabalhar na Varig e não passei. Chorei muito! Venho tentando desde então e agora sem emprego tenho tentado mais ainda pois é uma coisa que quero muito trabalhar e tenho certeza que farei com muito amor!
Área Comercial/Vendas (Assistente, Representante, Vendedor, Promotor de vendas, Atendente, Agente, Consultor).
5 aÓtimo texto Raí Santos tenho um enorme sonho e um dia está fazendo parte da equipe da AZUL, olho as oportunidades no site e até o momento não tem na minha região mas é esse pensamento que tenho "não desistir" todos os dias venho me qualificando para quando chegar a oportunidade, eu vou está preparado, obrigado pela postagem
Assistente Administrativo | Ensino | Finanças | Comunicação
5 aLágrimas nos olhos!!!!!!!!
First Officer - B737
5 aCarlos Augusto