Quando Rodar um Design Sprint?
O Design Sprint é um processo de 5 dias totalmente orientado cujo objetivo é, dentro desse período, mapear o desafio, buscar novas, ideias construir um protótipo e testá-lo com usuários reais, a vantagem desse processo é a redução de tempo (o desenvolvimento de protótipos desse tipo pode demorar meses a fio), consequentemente a uma redução de custos e, invariavelmente, produtos construídos neste período são bem sucedidos.
O Design Sprint nasceu dentro do Google e se espalhou rapidamente por outras empresas, não demorou muito para a Google Ventures adotar esse método nas Startups que eles incentivam, hoje o Design Sprint está em todo o mundo ajudando empresas a solucionar problemas e criar novos produtos de forma mais ágil e efetiva.
Uma das grandes agências que utilizam o Design Sprint é a A & J Smart presente na Alemanha tem uma grande influência nos processos de design nas empresas do país, atuando em outras países da Europa também. A A &J Smart tem um canal do Youtube onde debate tudo sobre o Design Sprint. Em um desses vídeos eles especificam os grandes momentos para se realizar o Design Sprint. Numeramos esses momentos a seguir e disponibilizamos o vídeo em sequencia:
1 - Antes de criar um produto
No período em que você está buscando validar a sua ideia ou um modelo de negócios o Design Sprint pode trazer a experiência de acelerar o tempo e perceber como seria se o produto já tivesse sido lançado, recebendo feedback antes de se comprometer com o desenvolvimento de sua solução.
2 - Antes de apresentar a sua ideia
Quando você vai vender a sua solução para um stakeholder, você pode realizar um sprint para mostrar ao seu público como será o produto ao invés de simplesmente dizer o que é o seu produto, trazendo algo tangível para possíveis investidores e parceiros.
3 - Quando você quer melhorar o seu produto
Pode ser que você já tenha um produto e ele já obtenha sucesso, mas você quer melhorá-lo e ainda não saiba como, efetivamente, realizar essa melhoria. O sprint pode ajudar a equipe a focar nessa tarefa e terminar essa parte do projeto.
4 - Quando sua equipe está com problemas em alinhar questões
Quando no processo de elaborar novas soluções sua equipe não está conseguindo alinhar em relação a questões importantes, mesmo após muitas conversas e reuniões nada tangível esteja acontecendo. O Desing Sprint pode auxiliar a transformar ideias desconectadas em algo tangível sendo uma boa forma de eliminar as incertezas.
5 - Quando uma empresa está prestes a tomar uma grande e onerosa decisão
Quando uma empresa está prestes a apostar em um produto que de custo elevado o design sprint pode ajudar a equipe a ver como o produto será no futuro e é possível testar com usuários reais e obter o feedback necessário para saber se esta solução é a adequada para aquele grupo em questão.
Vídeo da A & J Smart - When Should You Run A Design Sprint
Estratégia e Transformação de Negócios | ESG | Inovação & Sustentabilidade | Liderança humanizada | UX | TEDx Speaker
6 aMuito bom o seu artigo Bruno Francisco Diniz Marinho. Mês que vem vou dar um curso de Design Sprint na Faap. Se souber de algum interessado, segue o link para mais informações: