Quando todos opinam sobre Marketing Digital... Damn it!
Trabalhar em Marketing e Comunicação Digital é muitas vezes frustrante, pois há sempre alguém que “entende” do assunto e faz questão de emitir uma opinião ou um “acho que”, sem ter noção da forma como os meios digitais funcionam.
Talvez porque os usam todos os dias. No entanto,
« O facto de conduzirmos um carro diariamente, não faz de nós mecânicos. »
Como estes inputs não estão estruturados, criam entropia na nossa estratégia e talvez por isso pouco ou nada ajudam. No entanto, como não vivemos numa bolha e é complicado evitar pareceres de quem nos rodeia, há que saber criar processos para conseguir validar o que nos dizem, de forma a facilitar o nosso trabalho. E este é o desafio.
Antes de explorar técnicas para conseguir inputs válidos sobre o nosso trabalho, é necessário e ter bem evidente que o único objectivo do marketing é aumentar as vendas. Não vale a pena “navegar na maionese” com grandes teorias, quando o destino de qualquer “caminho” de marketing é a VENDA.
Assim sendo, podemos encontrar formas de estruturar as “opiniões” e em primeiro lugar definir a quem devo perguntar:
- Wall of Fame – Nome do exercício básico, mas muito produtivo, de imprimir umas quantas fotografias de pessoas diferentes, dar-lhes nome, idade e profissão. De seguida vou tentar encontrar colegas que possam emular esses perfis e expô-los à minha campanha. Se conseguir mais pessoas de fora, perfeito.
De seguida (e a parte complicada), encontrar colegas sem background (e manias) de marketing:
- Target Algodão – Um termo que eu gosto de usar porque o “algodão não engana”. Este target deveria ser em teoria a avó, o carteiro, o senhor do café ou um amigo DJ, mas neste exemplo terei de me contentar com um colega. Sabendo isto, é importante que estas pessoas não percebam muito de marcas, que não trabalhem em marketing ou que vejam o Imagens de Marca (esses já sabem muito).
Por fim, mostrar a campanha
- Tela Branca – No momento da verdade, nunca devemos explicar a campanha ou mostrar uma apresentação com a estratégia associada. Basta mostrar o resultado final (vídeo, posts, email, etc) ao nosso “target” e perguntar: “Qual é a mensagem?” e/ou “O que é que está a promover?
Se a resposta não for curta e directa… temos um problema. Mas idealmente a resposta deverá ser próxima nesta tabela:
No fim do dia, teremos mais algumas informações que nos podem ajudar a corrigir ou alterar a estratégia, sabendo que nunca estaremos livres do “achometro” ou do ROI.
Boas vendas.