Quando usar a agilidade? Trabalho determinável x trabalho de alta incerteza

Quando usar a agilidade? Trabalho determinável x trabalho de alta incerteza

Tem uma pergunta que sempre vem a tona quando falamos de agilidade que é “em que tipo de ambiente eu posso aplicar o ágil?”. Vou trazer aqui uma possibilidade de avaliação que está baseado em “trabalho determinável” ou “trabalho de alta incerteza”.

➡️Trabalho determinável: é quando estamos em um ambiente onde eu já conheço o que precisará ser entregue, por exemplo, construir um carro, já se tem uma linha de produção bem definida e no caso da publicidade é como se fosse fazer uma landing page básica, já sabemos qual caminho percorrer

➡️Trabalho de alta incerteza: é quando estamos falando de um ambiente onde eu não tenho nenhuma base do que será feito, é algo totalmente novo. Em um ambiente extremamente consultivo e tailor-made como nosso mercado, é bastante frequente este cenário

E onde pode funcionar a agilidade? Pra mim funciona nos dois casos, podemos ter aplicações de agilidade nos dois, explico:

No ambiente do “trabalho determinado” onde existe baixa capacidade de flexibilidade na decisão do que será o produto eu posso utilizar da agilidade para amadurecer os comportamentos do time e o processo de trabalho, mas eu não altero a entrega final.

No ambiente do “trabalho de alta incerteza” eu posso melhorar meu processo de trabalho e os comportamentos do time, mas eu também tenho autonomia (baseada em uma visão estratégica, claro) para decidir qual será o melhor produto a ser entregue para o meu cliente, utilizando a conceito de entregas incrementais.

Parece que eu estou em cima do muro mas a agilidade é um mindset, não é algo fixo escrito na pedra, então você precisa ter base fundamental para tomar a melhor decisão de como utilizar, o que utilizar e em que momento utilizar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos