Quanto custa abrir a sua empresa?
Já parou para pensar quanto custa abrir a sua empresa por dia?
Muitos não fazem esta conta, mas veja que dica valiosa para a sua gestão.
Em todas as empresas temos os custos fixos e variáveis, assim conforme o nome sabemos que as fixas são aquelas que temos todo o mês independente da quantidade de venda de seu produto ou prestação de serviços; e por sua vez a variável, tem alteração de acordo com a produção, vendas e serviços prestados.
Ponto número um: entender o seu custo fixo, mapear, registrar e consolidar por alguns meses até que tenha na ponta do lápis qual o custo da empresa; a importância desta análise é começar a entender quanto você precisa de recurso financeiro para pagar a sua operação.
Ponto dois: saber os custos variáveis, são fundamentais para a montagem do seu preço de venda, como: impostos, diferença de alíquota entre Estados, custo da matéria prima nacional ou importada, aumento na mão de obra para a produção e diversos fatores inerentes a variação.
Logo com os números alinhados nos dois custos, você consegue visualizar e entender quanto precisa de recursos para manter a empresa, saber o custo diário e ainda iniciar um plano com vista a lucratividade do negócio (se ainda não tem, baseado nos custos).
Em princípio, você pode gerar esses números sozinhos e se ainda não lê sua contabilidade agora é a hora; utilize da contabilidade assim que você entender perfeitamente estes custos, que depois esses números vão te aparecer automaticamente no seu demonstrativo de resultado DRE, expedido pela contabilidade, mas lembre-se sua classificação e de sua equipe destas despesas de forma impecável é primordial para que os números apareçam de forma consistente para a tomada de decisão.
Sucesso!