Quanto custa anunciar no Facebook?

Quanto custa anunciar no Facebook?

Vemos anúncios em redes sociais o tempo todo e, de fato, podemos dizer que esta forma de divulgar produtos e até mesmo serviços é muito eficiente. Afinal, passamos horas e horas em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter e, por isso, acabamos consumindo os conteúdos que são apresentados ali.

Dessa forma, surge o questionamento: quanto custa anunciar no facebook ou nas redes sociais?

Bom, se você possui seu próprio negócio com certeza já pensou em anunciar no mundo digital, pois grande parte dos clientes estão reunidos ali e esta é uma ótima opção para conquistar um público maior.

No entanto, sempre surge aquela dúvida sobre o valor de investimento necessário para ter um bom retorno com este tipo de anúncio.

Hoje em dia as maiores plataformas de anúncios online são o Facebook ADS e o Google ADS. Através delas é possível levar o seu conteúdo, produto ou serviço de forma direcionada para o público-alvo.

Para anúncios em redes sociais, o Facebook é sempre a melhor opção, afinal, ele reúne as campanhas que são veiculadas tanto no Facebook quanto no Instagram, as duas maiores redes sociais do mundo.

Porém, se você deseja investir em anúncios do Facebook, fique tranquilo, pois o investimento não é muito alto mesmo sendo plataformas com um alcance gigantesco. Existem anunciantes que conseguem alcançar um custo por clique pode por exemplo apenas R$ 0,50 a R$ 3,00 em média – sendo possível investir a quantidade que você acha necessária.

Mas para investir na plataforma, antes de tudo, é preciso entender como ela funciona. Então, se você deseja saber o método para que o seu investimento em anúncios do Facebook dê resultado, continue lendo este artigo.

Como o Facebook ADS funciona?

O Facebook atua de uma forma diferente quando o assunto são os anúncios que serão vinculados na plataforma. Por mais curioso que pareça – e, às vezes, complicado – o Facebook Ads funciona através de um sistema de leilão.

Mas o que isso significa?

Antes de tudo, o fato do Facebook funcionar através do sistema de leilão, indica que não há uma resposta definitiva para a pergunta “quanto custa anunciar no Facebook?”. Afinal, o processo de veiculação de anúncios é feito de forma diferente, não possuindo, assim, um preço fixo.

Processo de leilão de anúncios do Facebook

Sendo assim, o contexto de leilões do Facebook não é determinado pelo maior lance, afinal, a plataforma busca levar a seus usuários uma experiência positiva, assim, vinculando conteúdos de fato relevantes.

O Facebook Ads, portanto, avalia os seguintes fatores na hora de decidir quem levará o anúncio:

  • Lance do anunciante;
  • CTR do anúncio (pessoas que estão clicando ou visualizando ele);
  • Qualidade do anúncio para os usuários.

Dessa forma, cada aspecto é considerado e estudado, a fim de determinar quem será o ganhador do leilão.

A combinação desses fatores definem um valor total para o anúncio – que é decidido pelo próprio Facebook – e dessa forma o vencedor do leilão tem seu anúncio divulgado na plataforma.

O que no fim das contas determina o resultado do leilão não é apenas quem paga mais e sim quem possui um conteúdo mais relevante também, afinal, só um conteúdo relevante conseguirá um bom CTR.

Principais aspectos que influenciam o valor dos anúncios do Facebook

O Facebook Ads é uma ótima opção para divulgar o seu anúncio, no entanto, é preciso ter uma boa estratégia para conseguir resultados positivos.

Tendo isso em vista, é preciso considerar alguns fatores que influenciam quanto custa anunciar no Facebook.

Valor a ser pago pelo lance

Quando falamos em lances, assim como nos leilões tradicionais, estamos nos referindo ao valor em dinheiro que você está disposto a investir. Dessa forma, é possível determinar o preço do anúncio de forma manual ou automática, de acordo com a política do Facebook.

Os lances são parte dos fatores que agregam valor a seu anúncio, mostrando o quanto você deseja investir naquela propaganda. Assim, através dele é possível controlar os custos por resultados e administrar o orçamento da campanha.

Determinação do público-alvo

Determinar quantas pessoas você procura atingir com o anúncio é um dos fatores que influenciam o custo da publicidade. Assim, é preciso segmentar e definir de forma específica quem será o público-alvo da sua ação de marketing.

Essa etapa é importante quando há um nível alto de concorrência, sendo assim, quanto mais empresas estiverem interessadas em atingir um público específico, mais caro será o valor da publicidade para aquelas pessoas.

Período

O Facebook Ads atua com a relação oferta e demanda. Assim quanto maior o número de anunciantes em uma determinada época do ano, visando alcançar um determinado público-alvo, maior será o custo dos anúncios.

Tendo isso em vista, podemos pensar em épocas onde a procura por produtos é maior, como Natal, Black Friday ou Dia das Mães. Nesse contexto o valor dos anúncios é mais alto, devido a demanda de anunciantes que buscam chegar até os consumidores.

Otimização para veiculação de anúncios

Esta é uma opção existente dentro da plataforma que pode influenciar como o sistema exibirá as suas publicidades veiculadas no Facebook.

Quando você cria o anúncio, nas opções avançadas é possível encontrar uma ferramenta chamada “otimização para veiculação de anúncio”.

Nela você pode escolher por otimizar as impressões, o alcance e, até mesmo, o envolvimento do público com a publicação, fazendo com que o anúncio chegue às pessoas certas – e isso afeta de forma direta os resultados da ação.

O Facebook Ads é uma opção muito interessante para quem deseja dar um up nas vendas ou construir um público cativo. Então, agora que você já conhece como a plataforma funciona é hora de investir nos anúncios e fazer com que a sua marca ganhe destaque no mercado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos