Quanto tempo o planeta ainda vai durar? O que a IA sabe sobre você? Por que tantos votos no Trump? E outras questões
Perplexidade, no melhor dos casos. Confira as respostas a questões importantes nesta edição do Laboratório. E não deixe de dar like, comentar, compartilhar...
Estamos no caminho da autodestruição? Um astrofísico acha que sim
A ascensão espetacular da civilização humana – suas sociedades agrárias, cidades, estados, impérios e avanços tecnológicos e industriais que vão desde a irrigação e o uso de metais até a fusão nuclear – ocorreu nos últimos 10.000 anos, após a última era glacial. Esse pequeno período de tempo em um planeta de 4,5 bilhões de anos, conhecido como a Era Holocena, parece estar chegando ao fim com a recusa de nossa espécie em conter significativamente as emissões de carbono e os poluentes que podem causar a extinção humana. Essa mudança induzida pelo homem no ecossistema tornará a biosfera inóspita para a maioria das formas de vida provavelmente por muitos milhares de anos. Continue lendo »
O que a IA sabe sobre você
A maioria dos criadores de IA não diz onde obtêm os dados que usam para treinar seus bots e modelos – mas legalmente eles são obrigados a dizer o que estão fazendo com os dados de seus clientes. Continue lendo »
Por que tantas pessoas votaram em Trump – 5 motivos
Para muitas pessoas, especialmente aquelas de posições políticas mais à esquerda, as desqualificações de Donald Trump para ser presidente parecem óbvias. Daí, se perguntarem por que tantas pessoas votaram novamente em Trump e como é que desta vez ele ganhou não apenas os votos do Colégio Eleitoral, mas também o voto popular. Continue lendo »
Repensando o “scrolling” matinal
Scrolling, para o caso de você não ter certeza, é o ato de deslizar textos, imagens ou vídeos em um monitor ou tela, vertical ou horizontalmente. E é a primeira coisa que muita gente faz tão logo acorda. Um mau hábito? É o que pensam muitos especialistas. Continue lendo »
Por que o Big Bang é mostrado como um tubo?
Durante milhares de gerações, a humanidade ponderou sobre as nossas origens cósmicas com um sentimento de admiração e mistério, como se fosse semelhante a ponderar sobre a natureza de Deus. Mas ao longo do século XX, surgiu uma imagem clara, apoiada por um conjunto esmagador de provas científicas: o cenário do Big Bang. Depois de um período determinado de tempo, o Universo começou a se expandir rapidamente a partir de um estado quente, denso, relativamente uniforme, e evoluiu e esfriou. Hoje, 13,8 bilhões de anos após esse evento, a humanidade foi capaz de reconstruir a nossa história cósmica, desde aqueles primeiros momentos até aos dias de hoje, explicando a formação de elementos, átomos, estrelas, galáxias, a teia cósmica, planetas rochosos e, eventualmente, vida inteligente também. Continue lendo »