Quanto tempo você tem?
@ Cats Coming

Quanto tempo você tem?

Edição #9: qual a duração ideal ou o formato ideal para um conteúdo em áudio?

Pra você que chegou agora por aqui, todos os meses eu faço um apanhado do que considero interessante sobre o universo do conteúdo em áudio. Uma news pra você que talvez já escute podcasts, tá ouvindo os primeiros audiobooks (ou storycasts) e já ouviu falar de audioseries. E também pra você que trabalha na indústria!

Sou o André Palme e meu trabalho é conectar pessoas e histórias em multiformatos há mais de uma década. Se você quiser saber mais sobre o meu trabalho, esse é o link do meu site.

Se ainda não assinou a news, é só se inscrever!

Ah…e se você lembrar de alguém que também pode gostar do que tem por aqui, é só compartilhar essa news :)

Meu artigo desse mês fala sobre a forma e duração de conteúdos em áudio e como isso se encaixa em uma rotina cada vez mais fragmentada de consumo de conteúdo e entretenimento.

Quanto tempo você tem?

Esse é um assunto que sempre me desperta interesse: qual o tempo ideal de duração de um conteúdo em áudio? Qual o melhor formato, um único arquivo ou vários episódios?

E aí fui reler um artigo que fiz em 2016, sobre algo que o Google nomeou como Micro momentos, que nada mais são do que pequenas sessões de acesso a internet que fazemos ao longo do dia. Um comportamento de usuário que já era bem claro em 2016 e que só foi reforçado desde então. Para ler o artigo completo clica aqui.

No alt text provided for this image

> Pra começar, a Rephonic fez um artigo sobre a duração ideal de um podcast. Claro que não existe uma fórmula mágica, mas segundo eles 37 minutos é o número ideal. Vale ler o artigo todo.

> Aqui uma matéria interessante da Bloomberg falando sobre advertising de podcasts em jogos. Clica para ler.

> O autor sueco fez algo bem inusitado: uma história em áudio que só pode ser ouvida…na Suécia. Um conteúdo que tem uma geo-restrição e que convida as pessoas a conhecerem uma floresta específica por lá. Se quiser saber mais é só clicar aqui.

> O Castnews publicou um artigo que fala de uma análise que o Tom Webster sobre as diferenças entre três tipos de execução de publicidade em podcast: a ao vivo, o anúncio roteirizado lido pelo host e o mesmo anúncio roteirizado lido por um locutor profissional que se encaixa no estilo e no humor do podcast que selecionamos.

> E aqui uma matéria bem legal da PodNews sobre a origem do termo podcast, com toda a linha do tempo, parte a parte.

> Já que falamos de tempo, aqui vai um artigo da We Edit Podcasts sobre dicas simples sobre como economizar tempo no seu processo de podcast.

> Aqui um artigo do Rob Rosenthal (instrutor sobre podcasts e host do HowSound) sobre o que é necessário para produzir um bom conteúdo em áudio. Clica para ler.

> E o PodNews também publicou uma matéria contando sobre a história do primeiro feed de podcasts. Confere aí!

> E não tem como não falar sobre o lançamento do Spotify nos EUA: audiobooks. Tem vários artigos sobre isso, mas esse artigo do The New York Times resume bem!

No alt text provided for this image

Nessa seção eu sempre indico alguns conteúdos que tenho ouvido e curtido, sem rotular áudio formatos :)

CASA FLORESTA: uma série de podcasts realizada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e seus parceiros indígenas, ribeirinhos e quilombolas que vivem nas bacias dos rios Negro, Xingu e Ribeira de Iguape. A equipe levou convidadas e convidados especiais para conhecer as comunidades e suas iniciativas. Foram 17 dias de gravação em quatro Estados (São Paulo, Mato Grosso, Amazonas e Pará), que resultaram em mergulhos profundos e transformadores nas raízes negras e indígenas do Brasil.


A BIT OF OPTIMISM: um podcast (em inglês) do Simon Sinek, um cara incrível que fala sobre vida, liderança, amor, conexão. Cada episódio tem um convidado que aborda um tema ou assunto diferente.

No alt text provided for this image

3 PERGUNTAS PARA ANTONIO HERMIDA

Esse mês tenho a honra de trazer um pouco do conhecimento de um dos caras mais competentes e maravilhosos com quem tive a honra de trabalhar. Hermida além de ser um dos maiores especialistas em conteúdo digital do Brasil é um ser humano maravilhoso :)

Antonio Hermida passou por editoras como Zahar, Cosac Naif, Sesi e Senai-SP, implementando e coordenando os departamentos digitais além de ter sido gerente de conteúdo na Storytel. Ocupa hoje o cargo de Head de áudio na Bookwire Brasil.


1/ Como você vê a evolução do consumo do áudio como formato de entretenimento?

Falando especificamente de Brasil, acho que a evolução do consumo, para além de podcasts, é ainda embrionária mas, inquestionavelmente, promissora. A meu ver, seu desenvolvimento está atrelado a 3 pilares que se impulsionam mutuamente, como dentes de uma mesma engrenagem: 

  • 1) Aumento na oferta de canais e, consequentemente, preços mais atrativos para formação de público.
  • 2) Amadurecimento dos produtos. Mesmo podcasts, de maneira geral, ainda têm bastante a trilhar tanto na exploração de formatos originais mais diversos, quanto em aspectos técnicos e narrativos. E, no caso dos audiobooks, audio dramas e outras formas de narrativas em áudio, apesar de formatos e mercado consumidor viverem ainda sua aurora, o amadurecimento tem se dado com velocidade considerável e constante em várias frentes.
  • 3) Profissionalização de fornecedores. Podemos observar hoje uma leva considerável de bons narradores surgindo apesar da falta de formação específica, o mesmo, numa escala menor, é passível de observação em técnicos e estúdios especializados, no entanto, acho que toda a cadeia, incluindo os pontos anteriores, têm ainda um caminho considerável a percorrer nos próximos anos.


2/ Como você vê o futuro do entretenimento em áudio?

Com base em mercados mais maduros e áreas análogos da tecnologia, conseguimos inferir alguns futuros concomitantes. 

O desenvolvimento de vozes artificiais começa a se mostrar viável (em línguas que não apenas o inglês) e, em alguns aspectos, determinantes, ocupando cada vez mais espaço em leitura de colunas, artigos e notícias.

Paralelamente, no outro espectro da voz, do ponto de vista mais humano, na minha opinião, o artístico, audiodramas, séries em áudio e outras produções mais complexas como adaptações de quadrinho, já aparecem com mais frequência e menos timidamente, rompendo bolhas enquanto se ao mesmo em que se apoiam também impulsionam outros formatos, como no caso do Sandman. 

 

3/ O que você está ouvindo no seu fone de ouvido agora?

Acabei de acabar Agnes Grey, de Anne Brontë, narrado pela maravilhosa Lena Horn e estou começando o Madona com casaco de pele, de Sabahattin Ali, narrado pelo Alexandre Varella.


No alt text provided for this image

Por aqui sempre falo de meditação ou de como o áudio pode ser um aliado para respirar, relaxar e desconectar. Com o tempo comecei a tentar me disciplinar pra meditar pelo menos alguns minutos por dia. Meditação pra mim tem tudo a ver com áudio e ouvir; fechar os olhos e SE ouvir.

Essa seção é pra trazer alguns áudios que podem te ajudar a relaxar e parar, nem que seja por 5 minutos por dia pra, ouvindo algo legal, se ouvir. Eu sei que tá difícil, mas vale a pena :)

Aproveitando minha indicação de podcast, vou colocar aqui um vídeo do Simon Sinek e, a partir dele você pode encontrar muitos outros!

No alt text provided for this image

Junto com a E.B.A.C. eu criei um curso sobre o mercado do áudio. Se você ainda não sabe como dar os primeiros passos ou se você já tá no mercado e quer se aperfeiçoar na área você vai curtir :)

São mais de 25 horas de aulas, 100% online pra você estudar a hora que preferir e com tutores que te ajudam durante todo o curso. Pra conhecer mais e se inscrever é só clicar aqui!

E com o meu cupom PALME150, você tem R$ 150,00 de desconto no curso!!! Corre lá :)

Se quiser assistir ao trailer do curso pra saber um pouco mais, clica aqui :)

Se quiser trocar uma ideia sobre áudio, fazer alguma pergunta, dar alguma sugestão ou fazer alguma crítica, ou mesmo se precisar de uma mentoria, me manda um alô em andre@opalme.com.br

Me adiciona também no Instagram ou no LinkedIn e seguir minhas colunas no Publishnews e Castnews.

E por fim, se você acha que alguém pode curtir essa news, é só compartilhar aqui no Linkedin!

Até mês que vem. Axé!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Palme .

  • IA: Instrumento de Ajuda

    IA: Instrumento de Ajuda

    English Version: https://www.opalme.

  • Conteúdo é comunidade!

    Conteúdo é comunidade!

    Não é de hoje que a internet fala de comunidades. Eu mesmo escrevi um texto em Julho de 2020 que você pode conferir…

  • Saúde mental no trabalho!

    Saúde mental no trabalho!

    Saúde mental é um tema que sempre me interessou: primeiro porque sou humano e me beneficio dela (ou sofro quando as…

    6 comentários
  • Conteúdos globais, IA e alguns desafios

    Conteúdos globais, IA e alguns desafios

    Acordei hoje com a seguinte notícia do The Verge: "O Spotify vai clonar as vozes dos podcasters - e traduzir isso para…

    5 comentários
  • É sobre áudio, mas você tem SE ouvido?

    É sobre áudio, mas você tem SE ouvido?

    Edição #10: sobre pausas necessárias para que a gente se ouça, ajuste a rota e siga :) Pra você que chegou agora por…

  • IPs e APs expansíveis: mais formatos que trazem mais audiência

    IPs e APs expansíveis: mais formatos que trazem mais audiência

    Edição #8: como a expansão de histórias através de formatos pode ajudar a expansão de audiência em mais consumo :) Pra…

    3 comentários
  • Não há nada no mundo mais poderoso do que uma boa história!

    Não há nada no mundo mais poderoso do que uma boa história!

    Edição #7: sobre ser ponte entre histórias e pessoas em multiformatos :) Pra você que chegou agora por aqui, todos os…

    3 comentários
  • O áudio, os docs e as grandes reportagens

    O áudio, os docs e as grandes reportagens

    Edição #6: sobre grandes reportagens, áudio documentários e produções em áudio brasileiras de alto nível :) Pra você…

    1 comentário
  • Audioverso, Meuverso, Seuverso, Nossoverso…

    Audioverso, Meuverso, Seuverso, Nossoverso…

    Eu comecei minha newsletter sem um nome e, por falta de outra palavra, chamei ela primeiro de Palme, meu sobrenome e…

  • Audioverso, Meuverso, Seuverso, Nossoverso…

    Audioverso, Meuverso, Seuverso, Nossoverso…

    Edição #4: sobre universos de interesse e formação de comunidade..

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos