Quando você se for, o que vai ficar?
Uma das maiores verdades que eu conheço que parece piada, mas não é, foi algo que vi como epitáfio de um túmulo, no mesmo havia sido escrito “Eu não estou aqui”, achei engraçado, mas quando refleti, essa mensagem fez todo o sentido. Cada um de nós somos sempre lembrados pela amizade que repartimos, pela solidariedade que oferecemos, na felicidade que construímos. Morrer é o mesmo que ser esquecido, porém, as pessoas mais importantes para cada um de nós vão estar para sempre vivas nas obras que deixaram, e é aqui que eu lhe pergunto meu caro leitor, qual é a tua obra? Quando você se for o que vai ficar?
Nossa vida até pode ser curta, mas ela não deve ser pequena, temos que ter um propósito, algo a se buscar, um objetivo maior, canso de ver pessoas que fazem de suas vidas uma rotina fútil, inútil, banal e pior ainda, superficial, esses mesmos indivíduo são aqueles que ganham seu sustento em algo que eles desprezam e o fazem sem saber a importância de suas ações nas vidas de outros, são aqueles que em nome da condição degradam a ação.
Estão sempre reclamando de tudo, e eles sempre tem uma desculpa engatilhada, isso é tão preocupante em nossa realidade que virou uma arte, a arte de dar desculpas para não fazer algo, ou pior, fazer sem vontade, sem paixão, sem comprometimento. Já imaginou esse princípio aplicado ao corpo de bombeiros?
Sua casa está pegando fogo, já apagaram o fogo da cozinha, da sala e de repente o pessoal começa a guardar as mangueiras e os equipamentos, então você questiona:
- OOOH, tá pegando fogo, tá indo aonde?
E como resposta:
- Haa, já são 5 horas, já deu o meu horário.
Obviamente, não estou falando em trabalhar sem remuneração, estou falando da capacidade de entender o quanto a vida é muito curta para ser pequena, e algumas pessoas se apequenam pela forma que desenvolvem suas atividades.
Então quando você se for, o que vai ficar? Que não seja objeto de disputa odiosa, que tenha servido pra contribuir, algo que honre sua própria existência.
Muita gente não quer nem saber destas questões, elas querem viver de um jeito robótico e não se importam com a obra que deixam. E acredite esse cara que quer viver desta forma tem como desculpa pensar em fazer apenas o que pode. É nessas horas que temos que aprender com os americanos, quando pedimos algo para eles os mesmos respondem I will do my Best, (vou fazer o meu melhor).
O melhor, mas não precisa ser o melhor do mundo, se for ótimo, mas sim o seu melhor, nas condições que você tem enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda. Fazer o melhor é totalmente oposto de fazer apenas o possível.
Na sua vida você faz o possível ou faz o melhor?
Às vezes vejo pessoas que desperdiçam seus potenciais, suas vidas, suas obras, para humilhar os outros, sendo hipócrita, fingindo, desviando, corrompendo, mentindo, e me pergunto, é essa a obra que elas querem deixar?
Tive a oportunidade de ouvir de um médico algo que nos faz pensar:
Sabe o que um paciente que está perto de morrer não pede?
- Dr, pelo amor de deus, me deixa ficar vivo mais uma semana para eu poder humilhar mais algumas pessoas.
- Dr, pelo amor de deus, me deixa vivo mais um dia que eu quero mandar em mais gente.
- Dr, pelo amor de deus, me deixa viver mais uma hora que eu quero comprar mais um carro.
Isso eles nunca falam, sabe o que eles pedem?
Dr, pelo amor de deus, me deixa vivo mais uma semana só pra eu poder abraçar meu irmão que eu briguei faz dez anos e a gente nunca mais se viu, também queria brincar mais com meu filho, sempre estava trabalhando e nunca pude, e queria dizer pra minha esposa o quanto eu a amo... É isso que eles falam.
E então, o que você vai deixar como epitáfio?
Especialista em Treinamento e Desenvolvimento Lideranças I Intergeracionalidade I CHO I DHO I DISC I Psicóloga I Palestrante I Mentora I Estrategista de Carreira I Felicidade Corporativa
8 aInspirador, parabéns!