A Quarta Revolução Industrial e a Era Cognitiva - Para onde a sociedade caminha?
Na última semana estive imerso em quatro dias de aula com o professor Gil Giardelli na ESPM e o principal objetivo foi entender como caminha o mundo em meio aos grandes questionamentos e revoluções que estamos passando. O resumo desse conteúdo coloco abaixo para reflexão.
A tecnologia mais uma vez através da rede tem transformado a sociedade rapidamente, tornando o poder politico transitório e a transparência tem se tornado radical, uma vez que não há como questionar fatos, vídeos e dados.
Iniciamos uma nova era no qual essa revolução afetará, o futuro do trabalho e a desigualdade de renda.
Ingressamos em mundo "Beta" aonde tudo está sendo testado (novos formatos financeiros com bancos 100% digitais, transporte sem condutor, saúde de baixo custo entre outros), um mundo no qual a sociedade atua no campo de falha dos governos e resolve os problemas rompendo paradigmas e estreitando barreiras. Estamos na era da instantaneidade no qual os hotéis agora dependem além das 5 estrelas para serem visitados, e nessa batalha geralmente o vencedor "leva tudo".
A eliminação dos intermediários está acelerando e otimizando todos os negócios, vide Airbnb que participou com 7% de toda a hospedagem da Rio 2016 injetando mais de R$ 300M na economia carioca.
Estamos no mundo das corporações que possuem um propósito e não somente visam o lucro. O mundo dos "changemakers" que utilizam o poder dos negócios para resolver problemas sociais e ambientais.
Corporativamente falando incia-se um novo tempo que prevê o fim da verticalização nas empresas, com o conceito da liderança do servir. Através dessas cultura mais aberta as empresas passam a entregar não mais experiências e sim espetáculo.
O mundo " Fisital" já é uma realidade, nunca as pessoas se encontraram tanto, nunca as pessoas se organizaram tanto em rede para sair para ás ruas.
Os robôs ou humanóides também são uma realidade, já existem hotéis no japão operando check in, check out através deles. Será cada vez mais comum termos robôs interagindo conosco, na Europa já se discute leis para as " eletronic persons".
Muita coisa está por vir, provavelmente num futuro próximo a tecnologia poderá nos aproximar do custo zero para alguns itens básicos.
Um dos grandes componentes dessa revolução é a analise dos dados que o IOT começa coletar através dos devices criando negócios disruptivos como estamos vendo ultimamente em grande escala.
O mercado de TI nessa revolução é o grande motor responsável pela transformação digital, viabilizando as tecnologias com o IOT, Big Data, Modern Marketing, Maximização de dados, entendimento do consumidor de maneira granular e única 100% na nuvem. Algumas companhias já nascerão na nuvem e outras se digitalizarão.
Bem vindo ao mundo colaborativo, mais próspero e abundante. Certamente a transição do modelo antigo para o modelo novo será turbulenta e dolorosa, mas promissora.
Nesse novo mundo quem não se atualizar sofrerá para sobreviver!
PS - Em 2016 o Fórum Econômico Mundial classificou o principal tema de discussão como a Quarta Revolução Industrial!
Grupo MS | Founder & CEO na MS Solutions e MS Avaliação
7 aRodrigo Excelente reflexão O que era ficção está cada vez mais se tornando realidade. Às vezes, m sinto em um episódio de "Black Mirror"
Chairman na Grupo Alltech | Fundador da GoMoov
7 aParabéns Rodrigo. Muito coerente e didática sua explanação.
Executive Coach, Organizacional Consultant and Development of Leaders and Professionals. 35 years of experience in Human Resources and over 5.500 Executive Coach hours
7 aNesta transição que estamos temos que andar pelos 2 mundos, antes que os milleniuns assumam todos os postos previsto ate 2024...
Mentor, Coach PCC e Consultor Senior
7 aExcelente Rodrigo, este abrir de consciência precisa se espalhar para todos protagonistas na sociedade, parece que um novo mundo desponta....
Consultoria de "Re-branding" Pessoal/ Marca Pessoal/ Consultoria de Cultura Organizacional/ Board Member/ Palestrante/ Mentora/ Autora do Livro "Você é uma Marca!"
7 aRodrigo Seu resumo foi fantástico. Obrigada por compartilhar e eu recompartilhei com alegria. Beijos