Que 2018 seja foda!
Qual a frase que você mais falou em 2017?
- A crise tá feia
- Esse país é uma vergonha
- Parece que a economia tá reagindo
Pois é...em algum momento eu falei todas elas, mas a que repeti mais vezes, quase que como um mantra para todos que me ouviram e até para mim mesmo foi "o mundo mudou".
Tão óbvia, tão correta.
É sob a perspectiva desse novo mundo em formação, onde ninguém realmente sabe onde vai parar, mas todos temos certeza que nada será como antes, que faço minhas perspectivas para 2018.
Este foi um ótimo ano para a LOVERS, mas somos um pequeno barco nesse oceano, ventos à favor nos fazem navegar longe, mas grandes ondas contrárias podem nos derrubar. É sempre olhando para todos os lados e observando atentamente as estrelas que seguimos nosso caminho.
Agora, deixando metáforas de lado e sendo bastante direto: ou você muda, adapta, inova, repensa, aperfeiçoa...ou, cedo ou tarde, o tempo vai te pegar. Como já pegou diversas empresas que eu e você conhecemos. E esse "tempo" é bem democrático, grandes ou pequenas, novas ou tradicionais, a regra vale para todos.
O nosso dever de casa aqui na LOVERS é sempre responder a pergunta: o que eu devo fazer para me tornar cada dia mais imprescindível para o meu cliente?
Ter boas ideias é básico, conseguir implementá-las é um avanço, entender as necessidades do cliente e contribuir para facilitar o processo de comunicação já é um diferencial, mas é quando entramos no seu dia a dia, adquirimos confiança e conteúdo capazes de influenciar positivamente no andamento da empresa, é aí que nos tornamos imprescindíveis. E quando atingimos esse ponto não existe crise, país, governo, concorrente que nos afete. Nós temos que nos capacitar para termos direito a este "posto", tenho certeza que todos os clientes desejam uma agência assim, e em muitos deles o lugar está vago.
O nome do jogo chama-se "excelência". E para termos essa qualidade superior de verdade temos que abrir nossos corações, olhos e mentes para a tecnologia, para a estratégia, para o business e também para a criatividade, que infelizmente anda em segundo plano ultimamente.
Já temos aqui na LOVERS um slogan-foco-missão-caminho-atitude para o novo ano que está chegando. É meio chulo, mas é algo interno e vocês vão (me desculpar) entender o contexto:
"Em 2018 a gente vai ser uma agência foda!"
O que isso significa?
Ser uma agência foda é não se contentar com a primeira ideia, é se puxar para fazer diferente, pouco importa se foram orçados "6 horas pra esse job", se a grande ideia só sair na 12ª hora, foda-se! A gente compensa isso depois. Morte aos "taxímetros de job - com essa verba só te levamos até aqui". Isto não existe! Isto está matando a nossa profissão! Ser foda é pensar o que o cliente não está pensando, é propor o que o cliente nem imagina, porque se for só pra executar, tá cheio de ótimos freelancers por aí. Ser foda é cuidar do budget do cliente como se fosse o caixa da nossa empresa. É viajar 500km de carro para fazer uma reunião de 3 horas e depois voltar, sem reclamar. Ser foda é resgatar a essência e se atirar nas novas tendências. É fazer o que tem ser feito, mesmo que não seja "uma atribuição contratual" nossa, porque essa atitude vai fazer diferença para o cliente. É preciso ser foda, porque o mundo já tá cheio de gente nota 7.
Tenho certeza que nem toda agência e nem todo cliente vai entender, querer, valorizar ou adaptar-se a esse modelo. Mas também tenho certeza que muitos querem tudo isso. É com esses que eu conto.
Pois é...o mundo mudou e nós estamos construindo o nosso próprio caminho com razão e emoção, afinal, nós somos LOVERS.
Que 2018 seja um ano foda pra todos nós!
André Balaban
Sócio-diretor da Lovers Gestores de Comunicação
Direção de Criação | Redação | Marketing | Comunicação | Branding | Inovação Criativa | Gestão de Equipe | Estratégia de Comunicação | Gestão de projetos Criativos | Sociologia |
7 aBoa!