QUE O MUNDO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO, ISSO TODO MUNDO JÁ SABE.
Sempre ouvi que a oportunidade faz o ladrão. Eu diria que a necessidade faz o gestor. Em pouquíssimo tempo, empresas tiverem que pensar, repensar ou até criar missão e valores. Em porquíssimo tempo, empresas tiveram que pensar suas estruturas de recursos humanos, de gestão de recursos financeiros, repensar e valorizar sua comunicação interna e por aí vai. Foram tantos aprendizados em tão curto espaço de tempo que acho que passado esse período de isolamento, todos merecem uma grande festa de formatura.
O que fica desse momento ainda não sabemos até porque penso que ainda não estamos nem na metade do processo, mas de uma coisa eu tenho certeza: os melhores aprendizados não são feitos na faculdade, por melhor que ela seja. Eles acontecem na raça; no estágio da vida. Especialmente quando a vida não está fácil. O brasileiro, em especial, acho que tem certa facilidade nessa adaptação ligeira porque nunca tivemos a vida fácil. Mas mesmo os mais privilegiados estão tirando proveito desse nosso jeito único de ser e de lidar com as adversidades.
Dito tudo isso, o que eu quero deixar de mensagem é que por mais difícil que esteja sendo passar por tudo isso, especialmente quando abrimos o jornal e nos deparamos com tanta coisa triste, é: vamos aproveitar esse momento e chacoalhar todas as nossas velhas crenças e certezas. Vamos nos abrir para pensar novos modelos de serviço, de remuneração, de processos, de relacionamento entre empresa/colaborador. Vamos criar – ou recriar – uma nova história de verdade. Não apenas uma história de recuperação de nossos negócios.
Tenho pensado nisso diariamente. Em questionar tudo que já temos como certeza e pensar se não fazíamos isso por hábito ou porque aprendemos na faculdade ou com nossos antigos chefes em nossos antigos empregos. Um momento como esse nos mostra que tudo é imprevisível e mutável. Então, sejamos corajosos, vamos desafiar o status quo e repensar modelos. Modelos de tudo. Sem dó. Tenho certeza que temos a chance de sair dessa não apenas fortalecidos mas cheios de novos caminhos para trilhar. Bora?
Founder at Studio Nuts | Creative Director with a Passion for Innovation | Art Enthusiast | Transforming Ideas into Impactful Campaigns
4 aÉ sempre muito bom ler seus artigos, Gabriela Hunnicutt. Muito obrigado!