Que "realidade" nos espera?
Filme o Vingador do futuro de 1990, relançado em 2012

Que "realidade" nos espera?

Quem não se lembra do Filme Vingador do Futuro de 1990, com Arnold Schwarzenegger que foi relançado em 2012, onde um homem que vivia insatisfeito com sua vida foi a uma empresa de "realidade virtual" que oferecia a vida que ele sempre queria ter, e após uma aparente falha técnica teve sua vida e sua "realidade" virada de cabeça para baixo? Quem diria que 27 anos depois esse mesmo filme se tornaria tão atual que se fosse lançado hoje com o mesmo roteiro seria um sucesso?

Vivemos hoje um momento "vingadores do futuro", claro, sem tanto tiroteio. O mercado de tecnologia se alvoroçou quando saiu a notícia de que Mark Zuckerberg havia comprado a empresa por trás do óculos Rift por US$ 2 bilhões. No fundo pouco se sabe sobre o que é realmente realidade virtual e como esse "troço" vai servir para gente, a menos que levemos ao pé da letra o que aconteceu no filme o que sinceramente acho que não né?

Os planos do Facebook para essa tecnologia, pelo menos as reveladas, são bem interessantes, a empresa que hoje possui a maior rede social ativa do mundo e que movimenta bilhões de dólares sem vender "nada", planeja, e já cumpre em parte, transformar sua rede social em uma rede social virtual, onde as pessoas não vão somente postar e comentar coisas umas sobre as outras, mais sim, que essas pessoas vão poder falar e interagir entre si virtualmente, imagine você que seu parente que mora em outro estado e que você não vê a muito tempo está a um clique na sua frente, interagindo e trocando informações e mostrando coisas em tempo real. Isso por si só, já seria uma revolução incrível, mas a realidade virtual vai muito além disso e com certeza vai transformar muitas rotinas e atividades que hoje fazemos naturalmente ou melhor, como dizemos "a moda antiga".

Acho pessoalmente que esses investimentos em tecnologias virtuais vão muito além de transformar o que existe hoje no mundo real em virtual, analisemos por exemplo o caso Bill Gates. A muito tempo o visionário Gates abandonou a frente de sua galinha dos ovos de ouro, Microsoft, para se dedicar a ações de fundo humanitário e social, isso para muitos seria uma aposentadoria, ou uma forma de retribuir ao "mundo" o que o "mundo" lhe deu: riqueza, visibilidade e status. Confesso que até um tempo atrás achei realmente que todos esses incríveis homens de negócio que largam tudo o que lutaram para conquistar em prol de um bem maior estavam realmente criando um novo destino solidário a suas vidas, e que com tanto dinheiro, nada mais justo que retribuir um pouco, não é mesmo? Confesso também que essa visão somente humanitária não seria tão o perfil de um homem como Bill Gates que historicamente usou de recursos nada éticos para chegar onde chegou. Passando por cima de compromissos éticos e muitas vezes fazendo o que fosse preciso para chegar ao topo.

Hoje retorno meu pensamento a visão empreendedora futura desses "monstros" dos negócios e imagino o quanto Bill Gates vai ficar MAIS rico, MAIS poderoso se por "acaso" descobrir a cura do ebola, da AIDS, da dengue (já imaginou a festa no Brasil?), acredito sim que ele tenha um lado de seu coração voltado a fazer o bem somente pelo bem, mas a visão de VENCEDOR e EMPREENDEDOR não lhe abandona, está lá, martelando sua cabeça e fazendo com que as cifras passem por seus pensamentos, mesmo que não seja mais uma ambição tão grande quanto era quando o fez abandonar a faculdade e agir contra tudo que era o certo à época.

Outro dia vi um consultório médico atomologista fazendo propaganda de seus serviços e oferecendo uma novidade: Venha a nosso consultório e veja através da realidade virtual como é estar com glaucoma, como enxerga uma pessoa com esse problema, assim você se conscientizará da doença e passará a se cuidar mais para evitar que isso aconteça com você. Consegue ver a realidade que nos espera?

Acha mesmo que nosso amigo Mark não vislumbrou muito mais que esse corpo médico hoje oferece como uma prevenção para o Glaucoma? Você acha mesmo que pessoas como Zuckerberg pensam somente na galinha dos ovos de ouro que hoje é o Facebook assim como Bill Gates a Microsoft?

A questão não é o que se usa e sim o método que é usado, Bill Gates digamos é um homem mais tradicional, clássico, já Zuckerberg mais moderno, mas veloz, espontâneo, entretanto, ambos compartilham os mesmos sintomas: independente de que momento estão vivendo em suas vidas estão sempre enxergando dezena de anos a frente de nos "pessoas comuns", e será deles a foto que veremos quando o que hoje é ficção cientifica se tornar REALIDADE. Será deles o produto que estaremos usando e se não forem eles os criadores pode ter certeza que para eles trabalharão pois essa visão de futuro lhes colocam centenas de passos em frente aos outros. Definitivamente temos muito a aprender com eles enquanto não temos a cura do ebola, ou o facebook virtual.

Sejamos visionários em tudo na vida, procurando enxergar um pouco a frente de nossos problemas, ou conquistas, com certeza, estaremos alguns passos mais próximos dos que estão no topo.


Daniel Xerez

Administrador de Empresas

7 a

👍🏼

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos