Que tal aproveitar o isolamento social para planejar a tão sonhada compra da casa nova?

Que tal aproveitar o isolamento social para planejar a tão sonhada compra da casa nova?

Hoje as necessidades em um imóvel mudaram, considere isso.

Como o brasileiro afirma o ano começa depois do carnaval, então essa semana entramos literalmente em 2021 e muita gente começa a fazer planos pessoais.

Há muito o que refletir sobre o que passamos e como colocar em prática esse novo modo de viver e conviver em um lar, considerando seu plano para aquisição de uma nova casa.

As pessoas bem como famílias aprenderam valorizar, identificar e explorar cada cantinho de suas casas durante essa pandemia. A percepção e visão de um imóvel muda muito a partir disso.

Escolher um novo lugar para morar ou investir é algo que sempre gera muitas expectativas, pois é uma decisão importante e que precisa ser feita com muita atenção.

Portanto, é preciso analisar vários aspectos, como opções e condições de compra.

Quite suas dívidas primeiro

Esse é o primeiro passo, organize-se e defina o valor que deseja investir, monte esse cenário incluindo suas dívidas, e planeje como acabar com todas elas o mais rápido possível. Liberte-se do cartão de crédito, parcelamentos, empréstimos bancários, prestações do carro, e qualquer outra dívida que possa gerar transtorno futuro principalmente em relação ao seu novo imóvel.  

Esse passo é extremamente importante, pois ao comprar um imóvel você estará se comprometendo com um investimento de alto valor que trará custos no longo prazo, principalmente se você optar por financiar o imóvel.

O ideal é estar zerado de outros compromissos com parcelas, totalmente livre e sem impedimentos para entrar no investimento imobiliário. Assim você terá foco e mais controle sobre suas finanças e não vai acabar se enrolando com as parcelas do financiamento, comprometendo seu novo imóvel.

Um novo estilo de vida

Será vital gerar uma folga no seu orçamento com despesas mensais, pois se o valor da parcela do financiamento somada às demais despesas de sua casa esgotam toda a sua renda, isso poderá ser um problema. Faça uma reserva pequena mas disciplinada, pois imprevistos acontecem e se em determinado mês algo foge do valor planejado, você não terá nenhum dinheiro extra para resolver o problema.

Carros quebram, imóveis geram custos seja de decoração ou manutenção, médicos, dentistas, escolas, um novo filho, e assim por diante: são muitas as imprevisibilidades que podem quebrar todo o seu planejamento financeiro. E como você bem sabe, deixar de pagar as parcelas do financiamento pode implicar ainda mais juros incidindo sobre o valor delas, juros estes não planejados e não desejados.

Prevenir é melhor que corrigir

Agora que sabemos o que fazer, vamos planejar os anos futuros onde a aquisição imobiliária tem uma importância para sua segurança e de sua família, sua moradia. Para tanto esse outro planejamento financeiro mostrará o cenário futuro, levando a uma visão de anos apertados, controlados ou até com folgas. Isso poderá até indicar a necessidade de renda extra para garantir a tranquilidade sua e de sua família na realização desse sonho.

Onde eu vou trabalhar aqui em casa?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Porém seu novo imóvel precisa ter um espaço para essa nova realidade no mercado o home-office, esse novo componente da casa requer adequação, separação dos demais ambientes para minimizar os efeitos de interferências. As demais áreas da casa são os ambientes comum e familiares devendo ser preservados dessa forma para que o trabalho em casa seja produtivo. No momento de um almoço ou aperitivo com um cliente amigo, isso poderá acontecer na varanda gourmet com churrasqueira, onde a informalidade completa as faces de uma boa negociação e atendimento. Porém lembre-se a varanda é ambiente familiar e a privacidade não poderá prejudicar o bem-estar de sua família.

 Meu bairro minha vida

Pesquise a região do imóvel e analise a infraestrutura e serviços oferecidos nesses bairros, pois há um fenômeno global das circunvizinhanças que é muito relevante hoje, avalie escolas, padarias, açougues, frutarias, bancos, supermercados, farmácias, hospitais, postos de combustíveis e até mesmo linhas de ônibus, ou seja todas as conveniências para breves deslocamentos, o que é um gerador de economia para seu bolso e fomentador do desenvolvimento em seu bairro.

Agora vamos a um olhar mais técnico

1-     Pesquise as avaliações sobre a construtora, incorporadora ou imobiliária para certificar a satisfação das pessoas que já fizeram negócios com eles.

2-     Informe-se e pesquise sobre a regularidade legal de sua nova casa, e se não souber avaliar isso, peça ajuda a um advogado de confiança, pois as documentações do imóvel ou do proprietário são o alicerce da transação.

3-     Se há um corretor lhe atendendo verifique se ele é certificado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), isso valida o conhecimento e segurança que ele estará lhe passando sobre o imóvel e sobre a negociação.

4-     No momento das condições de pagamentos avalie todas as possibilidades como financiamento direto, parcelas intermediárias, financiamento via instituição bancária, utilização do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), e até a utilização de outro bem imóvel ou mesmo um veículo na composição. É sua hora de muita consciência nessa decisão que é totalmente financeira.

5-     Lembre-se que após a liberação do financiamento ou do contrato de compra e venda, será necessário a assinatura da escritura do imóvel que varia por estado, bem como o pagamento de 2% sobre o valor do imóvel ao município através do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), mais taxas de cartório. Sempre pesquise com antecedência as tabelas progressivas dos cartórios e as alíquotas estaduais, pois isso irá compor o valor da aquisição do seu imóvel e você precisará desse dinheiro planejado.

6-     Se o imóvel que você pretende adquirir é novo solicite antecipadamente o Manual do Proprietário para certificar-se das garantias e prazos legais para cada item ali descrito.

7-     Voltamos a enfatizar a ajuda de um advogado de confiança para que seus direitos e deveres estejam muito claros nessa negociação, pois após tudo assinado, a surpresa negativa não deverá acontecer.

Gostou das dicas? Se você quer um futuro despreocupado e tranquilo, é importante estar por dentro desses detalhes!























































Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Laura NOMI

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos