Que tal assumir o controle do seu tempo?

Que tal assumir o controle do seu tempo?

 

Mas, para isso acontecer você precisa aprender a caçar e eliminar os vilões do seu tempo. 🕒


Muitas vezes, buscamos culpados pelas distrações, mudanças constantes de direção e atrasos em nossas vidas. Encontrar os culpados é mais fácil do que reconhecer que vacilamos, por alguma razão e nos deixamos levar pelo “canto da seria”.  O vilão pode ser sedutor, ameaçador, envolvente, autoritário, simpático e até nos convencer de que somos os únicos capazes de resolver a questão. Mas o que vale no final é que a responsabilidade pelos resultados é sempre sua pela maneira como reage as solicitações. Lembre-se, foi você que decidiu o que fazer diante da demanda.  

 

Quando aceitamos que somos os principais responsáveis pelo uso do nosso tempo, aprendemos a zelar pelo poderoso recurso. Perder tempo, para agradar?  Nem pensar! Jogar, tempo fora?  Nunca mais!  Gastar mais tempo do que o necessário? Somente em casos raros! E assim, vamos mudando nosso jeito de pensar e agir com o tempo e com tudo o que nos convida a desperdiçá-lo. Primeiro o mais importante sempre, isso nos inspira a organizar, planejar e ser mais disciplinados para alcançar os nossos objetivos com eficácia e satisfação. Impossível, chegar neste estágio sem eliminar os vilões do tempo.  

 

Eu chamo de Vilões do Tempo tudo o que nos afasta de nossas prioridades!

Eles podem ser uma pessoa, uma circunstância, um comportamento, um hábito ou uma atitude que você aprendeu ao longo da vida, e que o afasta do que você poderia ou deveria estar fazendo agora.

 

Gosto de dividi-los entre Vilões externos e internos:


  • Os vilões externos, embora mais fáceis de serem percebidos, são mais refratários ao nosso poder de influência. Muitas vezes não conseguimos contê-los ou eliminá-los. Alguns exemplos são: familiares, chefes, trânsito, mídias sociais, entre tantos.
  • Os vilões internos costumam ser mais difíceis, tanto de identificar quanto de perceber para combater. Porque são comportamentos, hábitos e atitudes aprendidos ao longo da vida, e que às vezes estão tão internalizados que acreditamos fazerem parte de nosso DNA. Os Vilões do tempo internos mais conhecidos são: falta de objetivos claros, procrastinação, perfeccionismo, dificuldade para dizer não, medo de se posicionar, desorganização, falta de disciplina, acreditar que planejar é perda de tempo, ansiedade, a impulsividade para tomar uma decisão é tão ruim quanto a procrastinação.  
  • Acredite, nenhum vilão é bom: todos, um a um, precisam ser eliminados para nos tornarmos mais eficazes com menos estresse. 

Abaixo apresento um quadro com alguns vilões famosos e conhecidos da maioria de nós. Veja quais desses vilões têm mais poder sobre você

“Meu Malvado Favorito”

 

  • Avalie a lista abaixo e se quiser acrescente um ou mais vilões. 
  • Procure lidar com um vilão de cada vez. E sinta o prazer ao eliminar o vilão de sua vida, mudando comportamentos, hábitos e atitudes que o sustentam.
  • Você sabe qual é o seu pior vilão do tempo?
  • O que você poderia começar a fazer agora para eliminar esse vilão? Descreva o que você pretende fazer (quais comportamentos, hábitos e atitudes que se mudar ajudariam a combatê-lo), qual é o resultado esperado e o tempo que acredita precisar para conseguir o que deseja. E um ponto que nem sempre costumamos considerar é o que vamos precisar abrir mão, quando tivermos eliminado esse vilão. Ao refletir sobre esses pontos tenho certeza que eliminar um vilão terá ficado mais fácil no seu modo de pensar. 


Tabela de Vilões do Tempo.

 


Só é possível eliminar um 'Vilão do Tempo', depois de aceitar que ele está roubando o seu tempo, com a sua anuência e sem resistência. Acredite que é possível eliminar os vilões do seu tempo, sem fazer inimigos. Você ganha mais credibilidade pela sua atuação. Pense que é bom negociar com quem cumpre o que promete, e só promete o que pode cumprir. Surpreenda positivamente as pessoas cumprindo prazos, evitando retrabalho, entregando os resultados esperados. Isso é muito mais importante do que ser a pessoa mais querida e popular que está sempre disposta a mudar de direção para atender uma demanda de última hora que ninguém mais quis assumir. Reflita sobre os vilões preferidos e/ou mais frequentes em sua vida. Delibere se deseja eliminá-los. E comece agora a agir para se livrar do vilão. Se vacilar, reconheça que isso faz parte do processo, e jamais deveria ser motivo para desistir de combatê-lo. Siga em frente, livrando-se de tudo o que lhe desvia de seus objetivos e impede suas conquistas. 

 

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos