Que tal assumir o controle do seu tempo?
Mas, para isso acontecer você precisa aprender a caçar e eliminar os vilões do seu tempo. 🕒
Muitas vezes, buscamos culpados pelas distrações, mudanças constantes de direção e atrasos em nossas vidas. Encontrar os culpados é mais fácil do que reconhecer que vacilamos, por alguma razão e nos deixamos levar pelo “canto da seria”. O vilão pode ser sedutor, ameaçador, envolvente, autoritário, simpático e até nos convencer de que somos os únicos capazes de resolver a questão. Mas o que vale no final é que a responsabilidade pelos resultados é sempre sua pela maneira como reage as solicitações. Lembre-se, foi você que decidiu o que fazer diante da demanda.
Quando aceitamos que somos os principais responsáveis pelo uso do nosso tempo, aprendemos a zelar pelo poderoso recurso. Perder tempo, para agradar? Nem pensar! Jogar, tempo fora? Nunca mais! Gastar mais tempo do que o necessário? Somente em casos raros! E assim, vamos mudando nosso jeito de pensar e agir com o tempo e com tudo o que nos convida a desperdiçá-lo. Primeiro o mais importante sempre, isso nos inspira a organizar, planejar e ser mais disciplinados para alcançar os nossos objetivos com eficácia e satisfação. Impossível, chegar neste estágio sem eliminar os vilões do tempo.
Eu chamo de Vilões do Tempo tudo o que nos afasta de nossas prioridades!
Eles podem ser uma pessoa, uma circunstância, um comportamento, um hábito ou uma atitude que você aprendeu ao longo da vida, e que o afasta do que você poderia ou deveria estar fazendo agora.
Gosto de dividi-los entre Vilões externos e internos:
Recomendados pelo LinkedIn
Abaixo apresento um quadro com alguns vilões famosos e conhecidos da maioria de nós. Veja quais desses vilões têm mais poder sobre você
“Meu Malvado Favorito”
Só é possível eliminar um 'Vilão do Tempo', depois de aceitar que ele está roubando o seu tempo, com a sua anuência e sem resistência. Acredite que é possível eliminar os vilões do seu tempo, sem fazer inimigos. Você ganha mais credibilidade pela sua atuação. Pense que é bom negociar com quem cumpre o que promete, e só promete o que pode cumprir. Surpreenda positivamente as pessoas cumprindo prazos, evitando retrabalho, entregando os resultados esperados. Isso é muito mais importante do que ser a pessoa mais querida e popular que está sempre disposta a mudar de direção para atender uma demanda de última hora que ninguém mais quis assumir. Reflita sobre os vilões preferidos e/ou mais frequentes em sua vida. Delibere se deseja eliminá-los. E comece agora a agir para se livrar do vilão. Se vacilar, reconheça que isso faz parte do processo, e jamais deveria ser motivo para desistir de combatê-lo. Siga em frente, livrando-se de tudo o que lhe desvia de seus objetivos e impede suas conquistas.