Que tal começar o planejamento para 2016?

Que tal começar o planejamento para 2016?

É natural fazer um balanço da vida principalmente próximo do final do ano... O que eu conquistei? No que eu não fui tão bem sucedido? Por que não tomei atitude em relação a meu relacionamento amaroso? E assim vai.

Ao mesmo tempo, começam os questionamentos e o planejamento para o ano que vai iniciar: 2016. 

As vezes as pessoas focam em objetivos mais tangíveis como: um novo emprego, uma transição de carreira, mudar de casa, comprar um carro nove, etc. Eles são muito importantes. Mas quais são os objetivos relacionados à essência do ser humano: que valores eu desejo adquirir? que crenças limitadoras eu gostaria de trabalhar e superar? que amizades eu gostaria de recuperar? que habilidade eu preciso desenvolver para atingir um equilíbrio emocional? qual é a minha missão? o que eu posso contribuir com a humanidade? etc.

O que acontece é que, tanto ao fazer o balanço do ano que está terminando quanto ao iniciar os planos para o ano que entra, muitos seres ainda têm a sensação que está faltando algo, algum sentido e não sabem exatamente o que. A felicidade não está completa. Talvez seja necessário entender a importância de estabelecer objetivos relacionados ao itens menos tangíveis e identificar o que esses itens podem influenciar nos demais, ou seja, nos objetivos mais tangíveis.

Exemplo hipotético: uma analista sênior deseja uma promoção na sua empresa, se tornar gerente, porém nem conhece os colegas de trabalho, está deficiente em alguns itens técnicos e não tem paciência para ensinar o analista júnior. Será que as atitudes delas estão congruentes com o objetivo dela?  O objetivo continua sendo: uma promoção, mas quais são os passos para atingir esse objetivo? Poderia ser:

1. Se relacionar mais com os colegas de trabalho de forma mais empática,

2. Almoçar periodicamente (ou tomar um café) com cada um deles e se conectar genuinamente com cada um podendo entender as motivações individuais, as frustrações no trabalho, que ajuda gostariam de receber por parte da chefia,

2. Identificar as habilidades técnicas que precisa melhor e pedir ajuda ao Departamento de Recursos Humanos, a atual gerência do próprio departamento e aos colegas ou procurar aperfeiçoamento fora do horário de trabalho,

3. Agendar semanalmente um horário para ensinar o analista júnior, e assim por diante.

4. Agendar uma reunião com o Parceiros de RH para escutar a opinião dos pontos de melhora, quais são os próximos passos para a promoção. etc

E você, o que gostaria de conquistar em 2016 no âmbito da/do:

  • Saúde?
  • Trabalho?
  • Amigos?
  • Família?
  • Valores?
  • Espiritualidade?
  • Relacionamento amoroso?
  • Contribuição social?

Programe seus objetivos, identifique quais recursos você já tem e se não os tiver o que precisa ser feito, seja claro e preciso, questione-se o que esta por trás desse objetivo, aprofunde-se em cada objetivo.

Pare de tentar ... simplesmente comece a agir.

Jorgina Blanco

Coach e Facilitadora de Treinamentos

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jorgina B.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos