Que tal voltar pro jardim de infância?
Li um artigo do perfil The Future of Work sobre o futuro do trabalho, e não pude deixar de fazer um paralelo com o jardim de infância em seu melhor sentido! Eu realmente acho isso maravilhoso!
Eu não sei vocês, mas eu acordo muito cedo, faço minhas atividades pessoais e começo meu dia de trabalho. Rendo bem pela manhã e a noite. Depois do almoço, até as 15h, é bem difícil pra mim! Além disso, nenhum dia é igual ao outro. Logo, como vamos ser iguais e produzir a mesma coisa todos os dias? É um desafio diário de autogestão...
O fato de estarmos entrando em um momento no qual as particularidades são levadas em consideração, me lembra que algumas crianças precisam da hora da sesta e outras não, uma é mais tímida, outra é muito agitada. Cada uma tem sua aptidão e dificuldade e cabe ao professor (no nosso caso, ao gestor) fazer esta leitura de como trabalhar e conduzir cada um!
Outro ponto que me fez refletir foi a questão do experimento, da curiosidade! As empresas estão cada vez mais se tornando ambientes de testes! Ainda bem! As coisas são rápidas, dinâmicas e tem que ser divertido! Quem já reparou em uma professora de jardim apresentando e instigando a turma com um desafio? É lindo! As crianças têm que se ajudar, ficam envolvidas com o que estão fazendo, mas se demora muito tempo, perdem o interesse - soa familiar?!
Nem vou começar a falar em tecnologia, soft skills (que de soft não tem nada), e aprendizagem constante por que crianças costumam dar "um banho" nos adultos nesses aspectos! Tendem a ser muito mais intuitivas, humildes e empáticas do que nós!
Logo, entendo que nada mais resta aos gestores a fazer o lindo papel de ser professores nesse momento! Nesse novo mundo, nesse novo mercado, nessa nova economia.
Se eu puder compartilhar um pouco da minha humilde experiência com quem chegou ao final deste texto é: permita se conectar com a sua criança novamente! Aquela criança que perguntava sem medo, que falava com as pessoas sem se importar com o que elas iam achar ou pensar, que sonhava, que abria o peixinho (depois de falecido) para ver o que tinha dentro... Eu tenho aprendido e me divertido muito nesse processo! E posso contar? Gosto cada vez mais dessa versão :)
E você, que tal voltar para o jardim de infância?
Mãe do Matteo | Gerente de Novos Negócios | Ajudo empresas a automatizar processos, ganhar eficiência e agilidade em qualquer negócio através da monday.com 🎯
4 aBoa inciativa, adorei o primeiro artigo e PARABÉNS!
Coordenador de Projetos na Soul Malls | Bacharelado em Administração
4 aAdorei o texto ! Parabéns!
Gerente Sênior de Operações P2R Ultrafibra na TIM Brasil | Green Belt em Gestão de Projetos
4 aExcelente texto!
Head of Sales at Amazon Web Services (AWS)
4 aQue legal o texto Camila Flores !
Event Planner na Roberta Pellin Eventos
4 a👏🏼👏🏼👏🏼