Quebrando o feitiço do "Modo Automático"
Sabe aquelas geladeiras que já dão água filtrada. Então, eu tenho uma dessas… Eu fui tomar água e vi que ali tinha um copo. Nele tinha um resto de água que alguém tinha deixado. Então, eu peguei, joguei esse resto na pia, enchi o copo até o topo com água fresca, potável e bebi.
Algo totalmente corriqueiro, certo? Depende. No modo automático que vivemos, sim. O que aconteceu normalmente passa desapercebido.
Entretanto, se você, naquele momento elevar seu nível de consciência, poderá sentir uma gratidão enorme e mudar totalmente a maneira como estava se sentindo. Quer ver como?
Basta colocar isso em uma perspectiva global e histórica e constatar que esse é um luxo para pouquíssimos na humanidade. Claro que não a geladeira propriamente, mas o fato de:
- poder jogar fora aquele resto de água;
- ter água limpa e potável ao alcance das mãos 24 horas por dia;
- encher o copo à vontade;
- saber que vai sair água quando apertar o botão, inclusive amanhã e depois;
- conseguir oferecer isso para os seus filhos;
- etc.
Dessa maneira, você percebe que é uma pessoa afortunada, pois olhando através dessa ótica, você perceberá que faz parte de um grupo raríssimo de pessoas.
E o melhor é que dá para aumentar ainda mais esse nível de consciência – e por consequência o sentimento de gratidão. Basta eu parar para refletir que no momento em que fiz tudo aquilo eu estava com o corpo perfeitamente saudável, com todas as minhas funções mentais, motoras, neurológicas funcionando, sem dor etc., diferente de muitas pessoas que nem sequer irão sobreviver esta semana.
Daria para continuar aumentando ainda, mas aonde eu quero chegar? Em fazê-lo perceber o poder que você tem de alterar sua consciência usando a sua mente.
Além disso, quero também fazer você tomar consciência de como vivemos em um modo automático, com uma percepção cega e uma interpretação pobre da nossa realidade e do mundo ao nosso redor. É esse modo automático que nos impede de perceber o tempo passar, por isso é só lá na frente que você se dá conta que os anos passaram em um piscar de olhos…
Por isso é importante periodicamente “quebrar este feitiço” e enxergar nossa vida de uma nova perspectiva, de uma maneira mais consciente. O problema é que esse feitiço é tão forte que essas reflexões que deveríamos fazer com frequência acabam se tornando episódios raros.
E tem mais! Você também precisa saber desenvolver a sua habilidade de conseguir “enxergar o futuro” e as consequências das suas ações ao longo do tempo.
Quando somos crianças, adolescentes temos enorme dificuldade em entender o que os mais velhos dizem porque não temos a consciência temporal desenvolvida. Por isso é muito difícil encontrar um menino de 13 anos que esteja seriamente preocupado com sua aposentadoria.
Mas, com o passar dos anos, é seu dever compreender cada vez mais o conceito de “Trocas Intertemporais”. Trocas que você faz com o seu tempo e através do tempo. Para o bem e para o mal. Seja um estudante que se dedicou 12 horas por dia durante alguns anos para passar em um concurso que lhe garantirá uma alta renda até o fim da vida. Seja para aquele saiu precocemente da escola e agora está totalmente limitado e distante de seus concorrentes.
Mas, voltando ao modo automático…
Aquilo que eu fiz com o copo de água, posso fazer para qualquer coisa em minha vida: minha carreira, meu casamento, minhas emoções etc. Sair um instante do modo automático e refletir profundamente sobre aquilo que se deseja colocar o foco.
Então, aqui vem o objetivo de todo esse texto… Tudo o que escrevi até agora foi para que você chegasse a esse ponto com o nível de compreensão necessário para fazer o que irei propor a seguir…
Pare neste momento e pense em algo que está lhe deixando infeliz… muitas vezes é a coisa que você mais evita pensar ou ter que lidar. Agora analise-a sob uma nova perspectiva. Faça-se novas perguntas: “O que esta situação está tentando me ensinar?”, “Qual é a lição que eu tenho que aprender aqui para superar isso?”, “Qual é o custo de eu não agir agora e deixar as coisas seguindo para onde estão indo?”, “Qual é o primeiro passo para reverter a situação?” etc.
Todas as vezes que você faz isso (lembra que eu falei que tem que ser periodicamente), você abre uma janela infinita de possibilidades, você tem a preciosa chance de alterar para sempre o rumo da sua vida, então, dê a si mesmo esse presente e faça o seu melhor.
Se quiser minha ajuda, me escreva: contato@paulomachado.com
Vou gostar muito de receber o seu contato.
Se você gosta desses temas de Desenvolvimento Pessoal, acesse: www.paulomachado.com