Quem é Quem nos Negócios Brasil - Argentina - Gestão de processos e BI, a inovação certa para uma maior eficiência
Wilson F.D. de Andrade, diretor da DW2 Software diz que a gestão de processos e o Business Intelligence (BI) são dois novos instrumentos, aliados entre eles e ao mercado digital, proporcionam uma base tecnológica para aumentar a eficiência das empresa nas áreas estratégicas. Eles permitem também a visibilidade operacional do novo modelo de negócios a ser desenvolvido pela empresa.
OS NOVOS SOFTWARES
⦁QéQ: Como está o desenvolvimento do software no Brasil? WFDA: As Empresa utilizam inúmeras metodologias que ajudam em seus projetos. "MPS-BR (CMMI)" para melhoria da qualidade de produção do software, "Scrum" para agilidade e resultados e "PMP" para organização e controle. No entanto, a frente de uma grande instabilidade econômica gerada por diversos fatores, como a queda do valor do petróleo, que ocasiona uma crise no setor influenciando todo o mercado, as empresas brasileiras, inclusive as que desenvolvem softwares, precisarão planejar mais os novos investimentos em tecnologia e criar um novo modelo para sustentar as grandes mudanças dos processos. É necessário constantemente validar as estratégias e aceitar as grandes mudanças digitais, investindo diretamente através do uso da informação inteligente.
⦁QéQ: Como vê em um futuro próximo o desenvolvimento das empresas de softwares? WFDA: Ao longo do tempo, as tendências mundiais vem influenciando novas diretrizes na indústria de software brasileira, incentivando a inovação dos seus produtos e serviços para atender o mercado, já que as plataformas tradicionais não geram mais vantagens competitivas como antes. Como exemplo, podemos citar as novas soluções como o "BPM" (sigla, em inglês, para Business Process Management, ou gerenciamento de processos de negócios) que é um software que monitora cada etapa dos processos, identificando os gargalos, sinalizando os ajustes, reduzindo as perdas e melhorando o desempenho das operações em tempo real. Temos também o "BI\Analytics" (sigla, em inglês, para Business Intelligence), que ainda não é muito difundido nas pequenas e médias empresas do Brasil, mas que gera resultados valiosos através de relatórios e "Dashboards" contendo informações estratégicas geradas através de "simples" indexações. Além disso, não podemos esquecer o desenvolvimento para Smartphone que traz mobilidade e rapidez nos resultados, a computação nas nuvens que traz segurança e acessibilidade e a "internet das coisas" que promete conectar veículos, câmeras, sensores e demais dispositivos que irão gerar informação inteligente sem a intervenção humana.
⦁QéQ: Como vê a expansão dos profissionais brasileiros na área de tecnologia da informação? WFDA: Os profissionais precisam se reciclar e investir em treinamentos em ferramentas que utilizam as tecnologias citadas acima e estar cada vez mais alinhados aos objetivos estratégicos das organizações onde trabalham.
⦁QéQ: Qual a perspectiva de produção de softwares e serviços de tecnologia em informação para o mercado externo? WFDA: O mercado brasileiro de software hoje representa em média 2,5% do mercado mundial. Nos últimos dez anos, ele vem crescendo em vendas externas, gerando novas oportunidades de negócio no mercado internacional. Isso gera outros tipos de competições, adaptações a diferentes regiões e legislação de outros produtos. Soluções inovadoras surgem para quebrar estas barreiras, ampliando e facilitando as novas transações do mercado.
⦁QéQ: Quais seriam os caminhos tecnológicos que as empresas deveriam seguir para melhorar suas operações e estratégias? WFDA: É necessário definir uma estratégia para analisar informações de negócio em busca de dados que trazem vantagens competitivas no mercado. De acordo com o Gartner Group, até 2017, cerca de 70% dos modelos de negócios digitais bem-sucedidos serão baseados em processos deliberadamente desenhados para mudar de acordo com as necessidades do consumidor. Após a definição da estratégia correta, com a implementação de uma ferramenta "BI" alinhada com a implementação de uma ferramenta "BPMS" , é possível alcançar resultados em médio prazo colocando estas empresas em posição de destaque nos próximos anos. Finalizando, para se manter visível no mundo digital é vital investir no marketing digital, seja em redes sociais, e-mail marketing ou links patrocinados e "SEO".
Wilson F.D. de Andrade é analista de sistemas especializado na gestão de processos (business processs management), formado pelo PMI pela Dinsmore Associate e possui MBA Executiva em Datawarehouse e Business Intelligence pela IDHGE - Instituto de Desenvolvimento Humano e Gestão Empresarial. Fundador e CEO da DW2 Software, uma companhia focada em estratégia do negócio e tecnologia da informação que atualmente tem parceria com a empresa IHS para desenvolvimento de software para o mercado de óleo e gás e planeja a expansão de seus negócios para a Europa e América do Norte. Wilson é também consultor especialista da Câmara Empresarial de Comércio Brasil Argentina ficando a disposição de todos os associados da câmara que necessitam de consultoria na estratégia de negócios e assessoria em tecnologia da informação. Sendo o atendimento um serviço gratuito que a CECBARio oferece aos associados, englobando avaliações de negócios, orientações iniciais e diagnósticos.
Quem é Quem - Nos Negócios Brasil - Argentina - Março n1 - Ano1 - 2015 contato@cecbario.com.br